Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 30 - dezembro de 2023

DE OLHO NO SETOR

26º ENECE destaca as vantagens da pré-fabricação de concreto em termos de sustentabilidade

O engenheiro espanhol David Fernández-Ordónez, secretário geral da fib, abordou ainda as ações da entidade na área de sustentabilidade, ressaltou a importância da avaliação do ciclo de vida na concepção do projeto estrutural de concreto, a abordagem do novo código modelo (MC2020) e a relevância da pré-fabricação em concreto neste contexto.

Ainda participaram da solenidade de abertura o diretor executivo da Associação Brasileira de Construção Metálica (ABCEM), Ulysses Barbosa Nunes, e Rosane Bevilacqua, membro do conselho executivo do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA).

Na sequência, o secretário geral da fib tratou sobre o concreto estrutural e a sustentabilidade: as ações da fib e a importância da pré-fabricação em concreto. Ele iniciou sua palestra trazendo um panorama da atuação da entidade e reforçou a importância da colaboração de todos os países membros, incluindo o Brasil, que conta com mais de 100 membros e 44 estudantes e membros jovens. Nesse sentido, ele mostrou a participação ativa dos profissionais brasileiros, nos diversos grupos de trabalho existentes, para o desenvolvimento de materiais e publicações técnicas que contribuem para o desenvolvimento da área de concreto em todo o mundo.  

Ele destacou no início de sua apresentação a participação da engenheira Íria Doniak, que atualmente é vice-presidente da fib, e que, em 2025, deverá assumir a presidência da entidade, sendo a primeira mulher e a primeira engenheira da América Latina neste cargo. “Precisamos sempre buscar diversidade e internacionalização em nossa organização”, disse. 

Mencionou também todo o trabalho técnico, científico e de pesquisa tratando de assuntos práticos para que haja um avanço na construção de concreto nos quesitos econômicos, de produtividade, de estética e de sustentabilidade.  “É melhor sempre estarmos a frente, sugerindo normas e regras, mostrando como se deve fazer. Caso não estejamos nessa posição, outros vão nos falar como devemos fazer as coisas”, refletiu. 

Em se tratando da Comissão 6 de Pré-Fabricados de Concreto, Fernández-Ordónez citou a diversidade de documentos publicados e a quantidade de participantes envolvidos de diferentes países em nove grupos de trabalho, como por exemplo, no TG 6.5 sobre Pontes Pré-Fabricadas de Concreto, coordenado pelo engenheiro brasileiro Marcelo Waimberg, da EGT Engenharia, e no TG 6.9 sobre Estruturas de Estacionamento em Pré-Fabricado de Concreto, coordenado pelo Engenheiro Larbi Sennour (USA) e pela engenheira Íria. Também contou que os trabalhos começaram em 2000 com a publicação do primeiro boletim (número 6) sobre “Considerações especiais de projeto para pisos alveolares pré-fabricados e protendidos”. Desde então, foram publicados mais 16 boletins ligados ao sistema construtivo.

David Fernández-Ordónez, secretário geral da fib, ao lado do Professor Paulo Helene, presidente do IBRACON, e Sérgio Hampshire, presidente da ABPE ao lado de Íria Doniak, presidente executiva da Abcic 

Outro ponto tratado por ele foi o Model Code (MC), documento fundamental por trazer informações avançadas para os engenheiros estruturais. “Finalizamos o MC 2020, com 400 páginas, divididos em 10 partes que contém 39 capítulos. É uma publicação única, porque engloba estruturas existentes e novas, incluindo dados e referências de todo mundo, para ser utilizada por engenheiros. É realmente um documento robusto, que contempla muito mais do que regras”, explicou.

O principal diferencial do MC é a sustentabilidade, por isso o documento mostra como os engenheiros podem lidar com os aspectos relacionados ao tema, trazendo regras como calcular e como projetar com uma perspectiva integrada ao ciclo de vida. Fornece também um tratamento holístico de segurança estrutural, facilidade de manutenção, durabilidade e sustentabilidade; define princípios fundamentais e uma filosofia de segurança baseada em conceitos de confiabilidade e sustentabilidade; e utiliza conceitos baseados em desempenho para remover restrições específicas para novos tipos de concreto e materiais de reforço.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!