Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 31 - abril de 2024

PONTO DE VISTA

A pré-fabricação de concreto tem sido essencial para as obras de concessionárias de rodovias

 Como avalia o cenário das concessões de infraestrutura no Brasil?

O cenário de concessões de infraestrutura no Brasil está amadurecido com quase 30 anos, desde a primeira concessão de rodovias do país, a Ponte Rio-Niterói, em 1995.

 Ao longo dos últimos anos, a experiência positiva que o país acumulou em rodovias - e está obtendo no setor de aeroportos e de mobilidade urbana - é a prova de que o investimento privado desde que bem regulado e acompanhado pelos órgãos fiscalizadores do Estado, é a melhor solução para a questão da infraestrutura no país. Para a CCR, investir em infraestrutura é, além de permitir a geração de emprego e renda, garantir a mobilidade em sua plenitude, permitindo que o valor gerado pela sociedade – pessoas, bens de consumo, por exemplo – possam ter os melhores caminhos para ir e vir, com foco na qualidade de vida e na promoção do bem-estar.

 Quais as oportunidades neste ano para ampliar as concessões e a infraestrutura viária no país?

Em CCR Rodovias, o objetivo da companhia é a execução do investimento contratado e o crescimento seletivo em ativos novos e existentes.

Por que o modelo de negócios de concessões tem trazido resultados positivos para a sociedade brasileira? Quais os aspectos que mais se destacam neste sentido?

O programa de concessão trouxe inúmeros ganhos para a sociedade, especialmente, na viabilização de soluções inteligentes para a questão da mobilidade, permitindo a implantação de novas tecnologias, ampliação de capacidade e modernização do sistema viário, por exemplo.

Na plataforma Rodovias, o principal ganho foi a preservação da vida, além do desenvolvimento das regiões lindeiras às rodovias. A partir das ações de engenharia, manutenção, conservação rodoviária e educação, as concessionárias do Grupo CCR reduziram em 90% o índice de mortalidade das rodovias sob sua administração – em comparação com o início do período de concessão – e em 63% o índice de acidentes (1996 – 2022).

As concessionárias ainda trazem resultados significativos no relacionamento com as comunidades lindeiras. Parte da receita obtida pelas concessionárias é revertida em renda para os municípios através do repasse do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Em 2023, as concessionárias do Grupo CCR repassaram cerca de R$ 500 milhões em ISSQN, o que contribui com o caixa dos municípios. Além disso, as concessionárias também investem em projetos sociais, que levam arte, cultura e educação para as comunidades. Nos últimos 10 anos, os projetos do Instituto CCR impactaram mais de 15 milhões de pessoas. Nesta linha, a Companhia ainda é patrocinadora de iniciativas de visitação gratuita ao Museu da Língua Portuguesa (SP), Museu do Amanhã (RJ) e Fundação Casa de Jorge Amado (BA).

 A maior parte das rodovias brasileiras ainda apresenta problemas de conservação, que podem influenciar no risco de acidentes. Quais seriam os caminhos para melhorar esses índices e garantir a segurança para motoristas e passageiros?

O caminho é sempre prover recursos e dispositivos que contribuam para a segurança viária. E, neste sentido, o Programa de Concessões é, reconhecidamente, a melhor forma de garantir a aplicação de recursos para isso. Uma rodovia bem-sinalizada (placas e pintura no pavimento), com a roçada da vegetação em dia, com a manutenção de galerias de drenagem em ordem, defensas e barreiras de contenção com manutenção preventiva e pavimento em boas condições oferece condições de conforto, segurança viária e fluidez, o que resulta na redução dos índices de acidentes, de feridos e mortes e no desenvolvimento das regiões sob influência das rodovias.

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