Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 12 - dezembro de 2017

ARTIGO TÉCNICO

A Pré-fabricação em concreto e sua relação com o desenvolvimento das Cidades Inteligentes


A parte as realizações especiais, neste artigo enfatizamos alguns casos reais de utilização do sistema em projetos que especialmente visam o desenvolvimento das cidades e atendimento às necessidades da população no que diz respeito a moradia, mobilidade urbana e educação, demandas contínuas especialmente em um país em desenvolvimento.
Na área da educação, o uso de pré-fabricado de concreto foi decisivo para viabilizar a construção de 136 novas unidades do programa da Prefeitura do Rio denominado Fábrica de Escolas do Amanhã. E os números por trás desse projeto dão a dimensão deste desafio: foram utilizados 200 mil m³ de concreto, com a produção e montagem de 80 mil peças de pré-moldado de concreto entre vigas, pilares e lajes alveolares. Para isso, foi desenvolvido um modelo arquitetônico, baseado no uso de pré-moldado de concreto e painéis de vedação termoacústicos, adaptável a terrenos com diferentes configurações. São 16 modelos diferentes de edificações, sendo oito para escolas e oito para Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), cujo projeto foi desenvolvido em estrutura de concreto pré-moldada definindo quatro vãos típicos para modulação de vigas e pilares, reduzindo ao máximo a variedade de peças.  (Figura 5).


Figura 5 - Unidade Escolar – Rio de Janeiro


O segundo trata-se de um projeto desenvolvido para atender demandas de habitações de interesse social. Baseado na indústria automobilística e no conceito de montadora, os prédios da Linha Ville, em Minas Gerais, são produzidos em plantas industriais e montados no canteiro de obras. Os pilares, vigas, lajes e painéis prontos de fechamento são fabricados com rígido controle de qualidade e, na própria fabricação, são incorporados aos componentes as portas, janelas, eletrodutos e tubulações. Assim, os edifícios são estruturados com vigas e pilares, deixando as paredes apenas com função de vedação. Esse sistema inovador e industrializado tem como pilar fortes características sustentáveis, gerando 85% menos resíduos. (Figura 6)


Figura 6 - Projeto de Habitação de Interesse Social Linha Ville – Minas Gerais


E por fim o terceiro a ser apresentado brevemente, esta relacionado a mobilidade urbana. Realizado em Belo Horizonte, a construção dos terminais urbanos de integração do BRT (Bus Rapid Transit), além de atender um cronograma ousado para término da obra, facilitou a execução deste tipo de estrutura. Os terminais de integração são estruturas compostos de pilares e vigas pré-fabricadas com seções especiais para atender as condicionantes da arquitetura. As vigas que receberam a cobertura metálica, em duplo balanço, são curvas e foram projetadas com seção variável de modo a diminuir a excentricidade de peso próprio permanente, uma vez que as mesmas se apoiam sobre vigas-calha na região de apoio destas e também no vão e balanços. Um desafio vencido nesta obra foi a complexidade da estrutura para a colocação da cobertura do Terminal principal, uma vez que ela teria de suportar ventos que naquela região costumam exercer uma carga com valores acima da média.  (Figura 7)


Figura 7 - Terminais integrados BRT – Belo Horizonte


4. Conclusão:
O concreto é um material que, apesar de ter evoluído ao longo da história da humanidade, especialmente nos últimos anos, em relação às características intrínsecas e suas propriedades, pelo contínuo desenvolvimento tecnológico dos processos e materiais componentes, continua apresentando um grande potencial de atender a novas demandas da sociedade, promovendo qualidade de vida à população através da sua aplicação nas mais diversas necessidades desde a moradia a toda infraestrutura necessária para a operação de uma cidade.  As cidades inteligentes deverão ser mais do que isto, também resilientes capazes não só de ser sustentáveis pelo incremento exponencial da digitalização, mas também proativas em relação a eventos de alto impacto e de origem diversa. O desafio será sempre de que o impacto seja o mínimo possível na qualidade de vida de quem nela habita e na sua eficiência de operação. Os sistemas construtivos devem, portanto, considerar tais aspectos em sua contínua evolução, agregando capacidade de atender a estas demandas. A industrialização em concreto através do uso da pré-fabricação deverá ser sempre uma solução a ser analisada como alternativa viável e inteligente, de forma isolada ou em combinação com outros sistemas construtivos. O artigo demonstra que o uso e desenvolvimento da industrialização de concreto avançam na medida em que novos requisitos são impostos e obtém respostas e soluções efetivas e quem com certeza continuará trazendo sua contribuição ao desenvolvimento da humanidade.

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