ARTIGO TÉCNICO
Tabla 1: Propriedades térmicas de los materiales comunes de construcción
Esta capacidade é denominada de Inércia Térmica que possibilita o armazenamento estrutural ativo de energia térmica. (gráfico 1 adaptado de concrete Centre). Os Sistemas de Controle Inteligentes estão em desenvolvimento em diversos países, nos quais através do pré-aquecimento ou resfriamento de um edifício nas horas de pico a energia se armazena no edifício para ser liberada posteriormente ao longo do uso, sendo conhecido como resposta de demanda ativada (ADR). Porém, para que seja possível a utilização deste último benefício, se faz necessário que se promovam políticas públicas que reconheçam tais vantagens, que se desenvolvam modelos de cálculo de rendimento energético, que seja promovida a interoperabilidade entre os sistemas e incentivos para que os estudos possam avançar.
3. A aplicabilidade do sistema construtivo como importantes soluções para as cidades – realizações recentes no brasil
Passamos então a exemplificar casos reais em que a adoção da pré-fabricação em concreto, com os benefícios que tradicionalmente lhe são pertinentes, tem vindo de encontro a importantes necessidades de desenvolvimento de infraestrutura no país. Embora tenham sido recentemente para solucionar as necessidades relativas aos principais eventos esportivos no âmbito mundial, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 (Figuras 2 e 3), sabemos que tratam-se de usos especiais em obras que não são realizadas com frequência.
Figura 2 - Arena Fonte Nova (Salvador/Bahía) em fase de montagem
Figura 3 - Velódromo e no fundo as arenas Carioca 1,2 e 3 também foram construídas em estruturas pré-fabricadas de concreto
Para o setor, o maior legado, seguramente foi a demonstração de que a indústria nacional está preparada as mais diferentes demandas e que o sistema construtivo, atende com segurança as diversas aplicações. O Brasil é o único país da América Latina que possui suas próprias normas técnicas e no caso da pré-fabricação em concreto, as empresas associadas à Abcic também participam de um Programa de Certificação, no qual elas são avaliadas por um organismo de terceira parte, tanto as plantas de produção, como as obras em relação à qualidade, segurança e aspectos relacionados ao meio ambiente. Este programa foi implementado em 2003, tendo como referência o PCI Plant Certification (USA). Trata-se de um programa evolutivo que induz a integração das empresas, visando não somente atender a requisitos técnicos em seus processos, como também exigências ambientais e de segurança de seus colaboradores. O principal benefício percebido pelas empresas tem sido o ambiente adequando para o desenvolvimento tecnológico e de contínua evolução do setor, a figura 4 mostra a organização industrial de uma empresa nível III no programa. Na evolução dos níveis a evolução de conceitos passa por controle, garantia e gestão pela qualidade. O conceito de que a normalização é a base do desenvolvimento sustentável da indústria, tem efetivamente impulsionado a indústria nacional a novos desafios.
Figura 4 - Planta de produção de estruturas pré-fabricadas no Brasil – Selo de Excelência Abcic Nível III