Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 22 - abril de 2021

ARTIGO TÉCNICO

A pré-fabricação em concreto para edifícios altos


FIG 5. Execução do pavimento com lajes alveolares de concreto protendido (a)  e imagem do edifício Torre de Cristal (b).

Crédito das imagens Torre de Cristal : Hugo Corres Peiretti (Espanha) em palestra realizada no Brasil em 2011, em evento realizado MAM (Museu de Arte Moderna), “Ingeneria pensada para Construir” , realizado pela Sobratema.

4.2 BELLA SKY (Dinamarca)
O Bella Sky é um centro de conferências de referência situado em Copenhague, na Dinamarca (Fig. 6). Publicado pela primeira vez no Brasil na Revista Industrializar em Concreto da ABCIC [4] .
A 3XN Architects venceu o concurso para projetar o hotel com duas torres inclinadas de 23 pavimentos e 76,15 metros. A inclinação de 15 graus em direções opostas, visava maximizar a vista dos quartos no lado interno do hotel, mantendo as bases adjacentes entre si. Um edifício de estrutura integralmente em  aço foi estudado, mas descartado devido à falta de rigidez. A construção de concreto pré-moldado foi favorecida por ser o método de construção que prevalece na Dinamarca e, portanto, de menor custo.
O projeto básico é constituído de uma série de painéis de concreto pré-fabricados autoportantes, que separam os quartos ao longo do comprimento do edifício. Além disso, duas paredes correm ao longo do comprimento do edifício para formar o corredor e também proporcionar resistência às forças de tombamento devido à inclinação.
A complexidade da estrutura ocorre por causa das aberturas nessas paredes para portas e serviços, em conjunto com a enormidade das cargas horizontais devidas à inclinação do edifício.
Nas extremidades do edifício, paredes inclinadas são usadas para sustentar as paredes verticais acima. Essas junções, as forças horizontais induzidas por forças de rotação são grandes e precisam ser transferidas pelas lajes de piso para as paredes longitudinais.
A utilização de elementos pré-fabricados demandou o estudo da transferência das forças pelas juntas dos elementos.  A grande concentração de armadura, além do fato de a maior parte da geometria da construção ser única, levou a um enorme esforço de concepção e de engenharia necessário para definir uma solução. O resultado final é uma estrutura de hotel elegante e simples que salta para o livro dos recordes como um dos edifícios mais inclinados do mundo.

Fig.6  Hotel Bella Sky (Dinamarca)  

4.3 North Galaxy (Bélgica)
As duas torres de 36 pavimentos  e 107 metros , consideradas como uma das edificações mais altas da Bégica, tinham como proposta inicial uma estrutura em aço, com steel deck. No entanto, foi proposta uma solução em concreto pré-fabricado, com núcleo rígido em concreto moldado no local com formas deslizantes, e sistema esqueleto com pilares, lajes alveolares e vigas pré-fabricadas de concreto protendido. Os pilares de seção circular, com diâmetro de 60 cm, foram executados em concreto com 90,0 MPa de resistência.

Fig 7 North Galaxy (Bélgica)

5. Conclusão
Os edifícios internacionais exemplificados foram visitados pela ABCIC, bem como as indústrias que produziram os elementos estruturais, com o acompanhamento dos respectivos profissionais envolvidos em seus projetos e/ou execução. Essas visitas têm levado ao constante aperfeiçoamento e desenvolvimento da normalização do concreto pré-moldado no Brasil, uma vez que é necessário, cada vez mais, dar suporte ao projeto no que diz respeito à precisão dimensional, estabilidade global, ligações, resistência ao fogo e lajes alveolares. Por outro lado, as indústrias têm investido em métodos modernos de controle, com integração com sistema BIM, laser scanner, tecnologia do concreto, entre outros aspectos, a fim de assegurar a execução com a qualidade requerida para estes projetos.
Para distintos casos existem distintas soluções, porém é claro que a pré-fabricação pode atender de forma muito eficiente diferentes edifícios, inclusive os de maiores alturas, com porcentagens diversas da estrutura até integralmente. A industrialização em concreto por meio da pré-fabricação em concreto é uma realidade que se consolida dia a dia, fruto do esforço e integração multidisciplinar com os profissionais envolvidos e construtoras que buscam soluções mais produtivas, com incremento de qualidade a atendimento de cronogramas ousados vencendo importantes desafios da engenharia. A verticalização com a adoção da pré-fabricação em concreto no mundo já atingiu mais de 200m.  

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!