ARTIGO TÉCNICO
Fachadas pré-moldadas
(Fonte: Banco de imagens Abcic).
Escadas pré-fabricadas
(Fonte: Banco de imagens Abcic).
Varandas pré-fabricadas
(Fonte: Banco de imagens Abcic).
A Figura 3 exemplifica os componentes que podem ser utilizados.
Também foram observados na pesquisa de Jaillon e Poon (2008) alguns componentes importantes, mas em menor quantidade, como: painéis pré-fabricados para divisórias internas; painéis de forma perdida; banheiros pré-moldados; vigas pré-moldadas; paredes estruturais pré-fabricadas e cozinhas pré-fabricadas. Observou-se a grande vantagem do uso de técnicas de pré-fabricação, quando comparado à construção convencional, devido ao melhor controle de qualidade alcançado na fábrica e eliminação de atividades em obra.
Como estratégia de sustentabilidade, verifica-se que o uso de banheiros prontos traz como vantagem uma melhor confiabilidade, facilidade na manutenção, durabilidade e eliminação de atividades no canteiro de obras, além de reduzirem também os desperdícios decorrentes dos serviços de instalações prediais e revestimentos, por realização do serviço num ambiente industrial. Segundo Barth et. al (2010), os banheiros prontos vem sendo aplicados em construções com elevadas exigências de desempenho. Para esses autores, a ideia de sustentabilidade incorpora o aspecto ambiental e coloca-se como uma interface que envolve a melhoria da qualidade do processo construtivo, incluindo a elaboração do projeto e o uso de produtos e materiais certificados, por meio do uso de tecnologias limpas que reduzam os desperdícios. Um exemplo de transporte do banheiro pronto pode ser observado na Figura 4.
Outra tendência é a fabricação de sistemas construtivos completos pelas empresas do setor de pré-moldados. Como exemplo, cita que a Precon Engenharia desenvolveu o seu próprio sistema construtivo e produz painel de tijolos cerâmicos com revestimento em concreto ou argamassa, já com esquadrias e instalações embutidas, conforme Figura 5. Na produção deste componente, a empresa buscou princípios de sustentabilidade como paginação da alvenaria, concretagem sem perdas, fôrmas metálicas que são reutilizadas várias vezes dispensando o uso da madeira. Para obter a concretagem sem perdas, a empresa utiliza um processo automatizado de concretagem, com alto nível de controle e redução dos resíduos, utilizando “capas” para impedir a entrada de argamassa nos furos dos tijolos. O resultado geral obtido pela empresa com o novo produto foi a redução do índice de geração de resíduos para 28,16 Kg/m², enquanto que o índice da construção convencional brasileira é de 150 Kg/m² (PRECON, 2014).
Para obter este resultado, a empresa menciona a importância de uma gestão que visa a sustentabilidade num contexto macro, envolvendo aspectos de conservação dos recursos naturais, práticas sociais, eficiência energética, projeto e conforto, qualidade urbana e vizinhança. A empresa se tornou a primeira no Brasil a ter um empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) certificado pelo Selo Azul de Sustentabilidade da Caixa Econômica Federal (CEF) (PRECON, 2014).
Figura 4 - Banheiro pronto em pré-moldado de concreto.
Fonte: Banco de Imagens Abcic - fábrica no Brasil
Figura 5 – Sistema Habitacional Precon.
Fonte: Precon (2014).