Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 24 - dezembro de 2021

DE OLHO NO SETOR

Abcic apoia lançamento do livro Pontes de concreto com ênfase na aplicação de estruturas pré-moldadas

Segundo o autor, o professor Mounir Khalil El Debs, o livro tem como lema: Pelo equilíbrio entre a experiência e a inovação para melhorar a construção e utilização das pontes de concreto estrutural.

O engenheiro e professor Mounir Khalil El Debs lançou uma nova obra “Pontes de concreto: com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados”, pela Oficina de Textos, com o apoio da ABCIC. O livro é resultado de sua experiência de mais de 30 anos nesse tema. Ele também é autor de “Concreto pré-moldado: fundamentos e aplicações”.

De acordo com Mounir, a origem deste livro é um material didático denominado “Introdução às pontes de concreto feito para a disciplina Pontes de concreto” do curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Esse material didático foi sendo mudado desde a versão inicial de meados dos anos 80, que era impressa pelo serviço de publicações da EESC-USP, até a última versão, de 2010, disponibilizada por meio digital.

Uma parte importante deste livro, segundo Mounir, é uma ampliação, com devidos ajustes, de dois capítulos do livro sobre concreto pré-moldado: o capítulo sobre aplicações em pontes e o outro sobre aplicações em infraestrutura urbana e de estradas (galerias, canais, muros de arrimo e reservatórios). 

Com aproximadamente 500 páginas, a obra conta com dez capítulos e vinte apêndices e está instituída em três partes. A primeira corresponde aos capítulos 1 a 5, que trata das pontes de concreto, em geral. A segunda engloba os capítulos 6 a 10 e é direcionada às aplicações do concreto pré-moldado para pontes, principalmente, de pequenos e médios vãos. Já a terceira parte é constituídas por apêndices. “Cabe destacar que a maioria destes apêndices tem a mesma importância dos capítulos do livro, mas como eles não estão concatenados e tratam de aspectos específicos, foram chamados com essa denominação”, explicou o autor.

Os seis apêndices iniciais estão ligados aos primeiros cinco capítulos do livro. A partir do apêndice 7, excetuando-se os apêndices 13, 14, 18, 19 e 20, contam com a participação de engenheiros e professores. Ao longo do livro, o autor tem buscado promover o emprego de alternativas “não usuais” no meio nacional. Neste sentido, cabe destacar a promoção da vinda do professor M. Trados, um dos principais nomes na área de pontes de médios vãos nos EUA para ministrar a palestra Past, presente and future of precast prestressed concrete bridges in U. S e, em conjunto com a ABCIC, do Prof. Hugo Corres Peiretti que ministrou a palestra O projeto estrutural e o marco da vida útil das estruturas. Uma visão ampliada da engenharia estrutural e sua correlação com a pré-fabricação, nos eventos Encontros Nacionais Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-moldado, em 2005 (1PPP) e em 2009 (2PPP), respectivamente. Parte destas palestras está incorporada no livro.

“O leque de alternativas construtivas, incluído as “não usuais no Brasil” é importante para os responsáveis pelas tomadas de decisão. Mas, naturalmente deve-se levar em conta as particularidades nacionais, regionais e locais e a experiência do setor produtivo. Atualmente, há de se considerar os aspectos de sustentabilidade, controle de qualidade, previsão de manutenção e perturbação ambiental. Para determinadas situações, custo de interrupção e desvios devem ser levados em conta”, ponderou o professor. 

“Pontes de concreto: com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados” é destinado aos profissionais do setor, e para os alunos dos cursos de graduação de Engenharia Civil e aos cursos de pós-graduação tanto na área de infraestrutura como na área de construção. Na avaliação de Mounir, o livro poderá ser usado como apoio de disciplina sobre pontes de concreto para cursos de graduação em Engenharia Civil, fazendo uso da primeira parte, com os 5 capítulos iniciais, e os 7 primeiros apêndices. “Naturalmente, as demais partes podem ser usadas para leituras complementares”, disse. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!