Segundo o autor, o professor Mounir Khalil El Debs, o livro tem como lema: Pelo equilíbrio entre a experiência e a inovação para melhorar a construção e utilização das pontes de concreto estrutural.
A seu ver, em princípio, os pré-fabricados tem maior durabilidade e menor custo de manutenção, cuja importância tem sido cada vez mais destacada, por empregarem concreto de maior desempenho e maior controle de qualidade dos componentes.
“Há de se destacar a questão da sustentabilidade e da estética. O acabamento dos pré-fabricados tende a ser melhor e também podem utilizar recursos do concreto arquitetônico. Em relação à sustentabilidade, cabem ressaltar os seguintes benefícios do concreto pré-fabricado: a redução do material, com o emprego de seções transversais ou formas estruturais mais eficientes ou ainda emprego de materiais de alto desempenho, a redução de desperdícios, na fábrica e na construção, a reciclagem dos materiais na fabricação dos componentes e possibilidades de reuso de partes da construção mediante projetos com previsão de desmontabilidade”, finalizou.
Apêndices - O livro “Pontes de concreto: com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados” conta com vinte apêndices:
- AP1 - Noções de cálculo de superestrutura
- AP2 - Combinação de ações
- AP3 - Aspectos básicos do comportamento à fadiga do concreto armado e protendido
- AP4 - Tabelas de Rüsch
- AP5 - Dimensionamento de aparelhos de apoio de elastômero
- AP6 - Distribuição dos esforços nos apoios das pontes
- AP7 - escrito em conjunto com o engenheiro Luan Reginato, apresenta exemplos numéricos relativos aos apêndices AP1 a AP6.
- AP8 - Modelagem numérica, sob a responsabilidade do engenheiro Victor C. Chaves
- AP9 - Superfícies de influência para o cálculo de lajes, escrito pelos professores Vladimir G. Haach e Arthur A. A. Albuquerque
- AP10 - Introdução ao dimensionamento de elementos de concreto protendido, em coautoria com o professor Vladimir G. Haach e com o engenheiro Lucas A. M. Oliveira
- AP11 - Estabilidade lateral de vigas pré-moldadas, escrito pelo professor Pablo A. Krahl
- AP12 - Resistência à força cortante em lajes de pontes, sob a responsabilidade do engenheiro Alex M. D. de Sousa
- AP13 - Cisalhamento na interface CML x CPM
- AP14 - Tabuleiro com viga e laje pré-moldadas ligadas mediante nichos, desenvolvido pelo professor Daniel L. Araújo
- AP15 - Superestrutura de elemento misto de aço e concreto, escrito pelo professor Maximiliano Malite
- AP16 - Projeto estrutural de galerias de seção fechada
- AP17 - Detalhamento estrutural de pontes com sistema em arco enterrado, escrito pelo professor Pedro W. G. N. Teixeira
- AP18 - Passarelas de CPM
- AP19 - Técnicas empregadas na construção de pontes, tanto em CML como em CPM
- AP20 - Informações e indicações para a manutenção das pontes de concreto