ABCIC EM AÇÃO
O Planejamento Estratégico 2023-2027 estabelece as diretrizes para pavimentar o desenvolvimento sustentável da pré-fabricação de concreto no Brasil com inovação e menor impacto ambiental. Possui quatro macroestratégias: valorização dos associados e da associação, a estruturação do setor para atender as demandas por edifícios altos, sustentabilidade e o desenvolvimento de um portal de serviços
Um dos efeitos pretendidos é a melhoria da chamada "accountability". Existirão recursos dedicados para desenvolver a função associativa da Abcic. Por consequência, reformula-se o tradicional canal de comunicação das ações institucionais entre Abcic e associados. A circulação das informações continua sendo importante, mas agora com o objetivo de induzir o desenvolvimento dos associados, através da difusão de práticas e conhecimentos. Ao se estruturar trilhas de desenvolvimento, os associados terão um caminho que permite ganhos de produtividade e de qualidade. A Abcic entende que é fundamental induzir o desenvolvimento de pré-fabricadores de pequeno e médio porte para alcançar níveis sustentáveis de qualidade e de produtividade.
O crescimento do número de pré-fabricadores comprometidos com a formalidade e a qualidade dos seus produtos na Abcic é uma consequência bem-vinda. E tão importante quanto a expansão quantitativa, será o desenvolvimento qualitativo dos associados da Abcic. Esse papel de indutor de desenvolvimento (com qualidade e inovação) contribuirá para o fortalecimento de todo o setor de pré-fabricados de concreto. Um setor forte e sustentável é composto por empresas que valorizam a qualidade dos seus produtos e a segurança das suas obras e edificações.
Quais são os pontos de destaque deste planejamento estratégico?
Primeiramente gostaria de destacar o forte comprometimento do conselho estratégico e dos conselheiros da Abcic para com o desenvolvimento setorial. Isso faz toda a diferença na implementação do plano de ação.
Em relação ao planejamento estratégico, gostaria de destacar as seguintes ações decorrentes da revisão do planejamento estratégico:
Obter declarações ambientais de produto (DAPs), começando pela análise do ciclo de vida (ACV) das lajes alveolares. Na próxima década, a sustentabilidade da construção civil no Brasil (e no mundo) será pavimentada pela adoção de pré-fabricados de concreto em larga escala. A sociedade terá baixa tolerância com os desperdícios da construção convencional "in loco".
Sistematizar boas práticas para a construção de edifícios altos. Estruturas leves e longevas (sem necessidade de manutenção por décadas) com concreto de alto (e ultra alto) desempenho serão cada vez mais relevantes no ciclo de vida das construções.
Implementar processos de indução do desenvolvimento de pré-fabricadores. O Selo de Excelência Abcic é (e será) a base para ganhos de produtividade e melhoria da qualidade dos pré-fabricados. Entende-se também que, para fazer frente ao esperado crescimento setorial, será necessário disponibilizar uma plataforma escalável de disseminação de conhecimentos para toda a cadeia de valor da construção civil.
Valorizar os associados da Abcic e a Associação. A intenção estratégica da Abcic é ser reconhecida por promover a qualidade e a garantia de desempenho dos pré-fabricados de concreto em toda a sua vida útil. Ao congregar empresas formais e comprometidas com a qualidade dos seus produtos, as ações da Abcic visam aumentar tanto a entrega de valor como a percepção de valor dos pré-fabricados de concreto. O fortalecimento setorial será consequência desse amplo conjunto de ações.
Como o planejamento estratégico prepara o futuro do setor?
Esse é justamente o resultado mais relevante do planejamento estratégico: preparar a Abcic e seus associados para o futuro. O processo de planejamento não deve ter a pretensão de prever o futuro, mas de trabalhar a partir de cenários plausíveis e de macro tendências. Na velocidade em que os cenários se concretizem, os planos de ação podem ser antecipados, postergados e/ou modificados. "Estar atento e pronto para ação" é a principal forma de estar preparado para o futuro. Neste sentido, o conselho estratégico, os grupos de trabalho e os associados da Abcic estarão aptos a interpretar os sinais do setor e a dimensionar os recursos para a implementação do plano de ação em tempo hábil