Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 28 - abril de 2023

ABCIC EM AÇÃO

Abcic apresenta Planejamento Estratégico e projeta futuro do setor

O Planejamento Estratégico 2023-2027 estabelece as diretrizes para pavimentar o desenvolvimento sustentável da pré-fabricação de concreto no Brasil com inovação e menor impacto ambiental. Possui quatro macroestratégias: valorização dos associados e da associação, a estruturação do setor para atender as demandas por edifícios altos, sustentabilidade e o desenvolvimento de um portal de serviços

O Selo de Excelência Abcic é um importante indutor de desenvolvimento para todos os pré-fabricadores. As empresas que adotam o Selo de Excelência obtêm ganhos relevantes de produtividade. A Abcic também promove a divulgação de boas práticas. O manual de montagem, por exemplo, é um marco na segurança do trabalho. Ainda há muito espaço para multiplicar esses benefícios para os associados e para a sociedade. 

Como vê o avanço da pré-fabricação daquela época para agora? 

O setor de pré-fabricados de concreto viabilizou a construção de grandes obras e em tempo exíguo. A assertividade de custo e a velocidade de fabricação são características distintivas desse setor. Sem a tecnologia de pré-fabricação, o Brasil não teria realizado os megaeventos de 2014 e 2016. Este exemplo demonstra a maturidade das instalações industriais de pré-fabricação de concreto no Brasil.

A escassez de mão de obra para a construção civil é uma tendência mundial que se agravou nesta última década. No Brasil, essa mesma tendência impulsiona a pré-fabricação de concreto. Durante o período de 2016-2020, o mercado da construção civil sofreu uma forte retração no Brasil. E o setor de pré-fabricados de concreto foi um dos primeiros a recuperar os níveis de mercado de 2014. A resiliência desse sistema construtivo é decorrente de fatores estruturais, como escassez de mão de obra, e também da evolução tecnológica.

Em relação ao progresso tecnológico dos pré-fabricadores no Brasil, destaca-se o conjunto dos avanços na precisão dimensional, no uso de concreto de alto desempenho e na qualidade de acabamento. No ciclo anterior de planejamento, edifícios residenciais de 8 a 9 andares com pré-fabricados já apresentavam melhor relação de custo/benefício do que a construção convencional. 

Na atual revisão do planejamento, esse conjunto de avanços viabiliza obras complexas, de grande porte e com a mesma assertividade de custo e de prazo. As obras de multipavimentos com pré-fabricados de concreto realizadas em 2022 mostram o elevado patamar de confiabilidade das soluções de engenharia disponíveis no Brasil. O atual nível tecnológico viabiliza soluções confiáveis e escaláveis de engenharia para edifícios altos e, assim, o desafio está na mudança cultural da construção convencional para os pré-fabricados de concreto. Por consequência, uma das principais agendas da Abcic para o próximo ciclo é a difusão das boas práticas de construção com pré-fabricados. 

Como o planejamento estratégico auxiliará o desenvolvimento do mercado? 

A implementação do planejamento estratégico permite dar foco às prioridades setoriais. Ao concentrar recursos nas alavancas de desenvolvimento setorial, o efeito pretendido é acelerar o crescimento do mercado de pré-fabricados de concreto de forma sustentável e com inovação. As empresas com Selo de Excelência Abcic serão as grandes beneficiadas. E o mercado será beneficiado com mais inovação, com menor emissão de carbono e com mais fornecedores comprometidos com a qualidade e a segurança dos seus produtos.

Como o planejamento estratégico beneficiará os associados da Abcic? 

A Abcic é uma associação de pré-fabricadores que também possui um importante papel institucional de representação do setor. Nesta revisão do planejamento estratégico, a decisão foi pela alocação de recursos dedicados para a função associativa e para a função institucional. O principal objetivo de se dedicar recursos para a função associativa é beneficiar os associados da Abcic, atuais e novos.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!