ABCIC EM AÇÃO

Já na área de Desenvolvimento, Canova destaca que estão sendo realizadas ações de mapeamento do setor, buscando identificar a maior quantidade possível de empresas atuando em pré-fabricação de estruturas de concreto no Brasil e entendendo o perfil de cada empresa, sua forma de atuação e principais desafios enfrentados, com o intuito de aproximar cada vez mais a Abcic das fabricantes e difundir a cultura associativa entre elas.
“Como ação prática, realizamos o Encontro Regional Abcic em Cuiabá-MT, em agosto, um modelo a ser replicado em diferentes regiões em 2026. Temos também realizado o atendimento a todas as empresas que nos procuram interessadas na obtenção do Selo de Excelência Abcic, orientando quais são os passos necessários a essa importante certificação”, relata Canova, que atua como representante técnico da Leonardi Construção Industrialização.
A área de Tecnologia abrange desde a atuação em processos de normalização direta e indireta do setor até o acompanhamento de pesquisas acadêmicas em andamento, fundamentais para o avanço da pré-fabricação no país. Incluindo também as relações técnicas de interesse para o setor com participação em congressos e eventos relevantes na área de tecnologia.
“Um dos objetivos da entidade é monitorar tendências internacionais e correlacionar esses avanços globais ao contexto brasileiro, garantindo competitividade ao setor. Essa atuação estratégica também contribui para a redução das emissões de carbono, reforçando a interface entre tecnologia e sustentabilidade”, comenta Ligia, que representa a Abcic nesse processo normativo, assim como no âmbito internacional, onde passou também a atuar nos grupos de trabalho da comissão de pré-fabricados da fib onde a Abcic e o Brasil já contam com a atuação dos engenheiros Marcelo Waimberg , Marcelo Cuadrado Marin, Íria Doniak e com os professores Mounir Khalil El Debs e Marcelo Ferreira. Lígia ainda integra o grupo de trabalho liderado por Akio Kasuga, no âmbito da comissão 1, Estruturas de Concreto, que possui interface com a pré-fabricação. “Esse trabalho tem permitido à entidade manter-se continuamente atualizada e alinhada às melhores práticas internacionais”, complementa.
Para o futuro, a Abcic está estruturando novas iniciativas, como a ABCIC Webinar Series, prevista para lançamento em 2026, com 4 edições, discutindo temas relevantes dentro da área de tecnologia, a fim de disseminar conhecimento técnico e promover atualização contínua.
Segundo Ligia, projetista de estruturas, a entidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do setor ao longo dos anos. Além de atuar diretamente junto à ABNT na atualização das normas específicas do sistema construtivo, a entidade também monitora e participa de normas correlacionadas que impactam seu desenvolvimento. “Também desempenha um papel essencial como articuladora da cadeia produtiva, integrando indústria, projetistas, academia, certificadores e instituições reguladoras, o que cria um ambiente técnico sólido e colaborativo para a evolução do setor. Isto me chamou muito a atenção desde que me associei à Abcic como profissional técnica e passei a frequentar os eventos e, em especial, o Abcic Networking", explana.

Para Anne, a associação teve sucesso ao criar uma base sólida para que as empresas evoluam alinhadas às melhores práticas. “Considero a Abcic essencial para o desenvolvimento técnico e institucional do setor de pré-fabricados no Brasil. Ela eleva o padrão técnico e confere credibilidade por meio do Selo de Excelência, promove capacitação contínua, incentiva inovação e sustentabilidade e representa o pré-fabricado em fóruns estratégicos, defendendo os interesses do setor junto a órgãos reguladores, governo, universidades e entidades internacionais, fortalecendo a competitividade do pré-fabricado.”
Canova avalia que a Abcic tem importância vital para o setor, na medida em que oferece formação e informação técnica consistentes, provenientes das instituições de ciência e tecnologia nacionais e internacionais, às empresas associadas, e leva as demandas e anseios dessas empresas às instituições públicas e de governo. “Não se pode ignorar também a difusão da cultura associativa, que promove a contribuição e troca de experiências de forma horizontal entre as empresas associadas, consolidada continuamente em seus quase 25 anos de atividade promovendo o crescimento consistente da pré-fabricação de concreto no Brasil”, finaliza.