ABCIC EM AÇÃO
A iniciativa, que está ligada ao pilar Sustentabilidade do Planejamento Estratégico, terá o apoio da empresa de consultora espanhola Abaleo, que foi responsável pelas DAPs do setor de pré-fabricados de concreto naquele país
O Planejamento Estratégico 2023-2027 da Abcic definiu cinco pilares estratégicos, sendo um deles “Adequar para Sustentabilidade”, com o objetivo de fomentar ainda mais a competitividade do setor e contribuir para a neutralidade de carbono na construção civil. Entre os objetivos estabelecidos para esse tema estão o Roadmap de Sustentabilidade, o estímulo a adoção do Nível 3 do Selo de Excelência ABCIC e implementação da Avaliação do Ciclo de Vida e Declaração Ambiental de Produto (ACV-DAP), obtenção e emissão das DAPs para os pré-fabricados de concreto.
José Luis Canga Cabañes, diretor técnico da Abaleo, e Maria Termigoni, que integra sua equipe, com a engenheira Íria Doniak (Abcic)
Em entrevista à Revista Industrializar em Concreto, na época do lançamento do Planejamento Estratégico, o coordenador desse tema, Bruno Simões Dias, membro do Conselho Estratégico da Abcic e presidente da Precon Sistemas Construtivos, afirmou que a macroestratégia é um projeto realista tendo o potencial de trazer ainda mais visibilidade e credibilidade para o setor, contribuindo para uma visão mais ampla de negócio. “Acredito que vai ser um projeto que gerará resultados práticos”, pontuou.
O primeiro trabalho a ser desenvolvido será a implementação da Avaliação do Ciclo de Vida e Declaração Ambiental de Produto (ACV-DAP), obtenção e emissão das DAPs do setor. Para isso, foi contratada a empresa de consultoria espanhola Abaleo, que foi responsável pelas DAPs da área de pré-fabricados de concreto naquele país.
A Abaleo está há 14 anos no mercado, atuando em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), pegada de carbono, pegada hídrica, Declarações Ambientais de Produtos (DAPs) e pegada ambiental da União Europeia. Em relação às questões de ACV e DAP, tem trabalhado nos mais diversos setores da construção, como cimento, concreto, argamassa, aço, edificações, obras civis, asfaltos, aditivos, cerâmica, agregados e tijolos, entre outros, além de inúmeros setores industriais como embalagem, agronegócio, detergentes, hotéis, papelão e automotivo.
A consultoria conduziu estudos de ACV e DAPs na Espanha, Portugal, Reino Unido, Noruega, Itália, América Latina, China, Catar, Japão, Coreia, entre outros. Atualmente, existem mais de 100 Declarações Ambientais de Produtos (verificadas por uma terceira parte independente) para uma ampla variedade de produtos, publicadas e em vigor em vários Programas DAP na Espanha, Itália e Suécia, para os quais a Abaleo realizou a ACV e a DAP.
Seus profissionais ministram ainda regularmente cursos, sendo alguns deles voltados para área de pós-graduação ou módulos de mestrado em diversas universidades, incluindo a Universidade Politécnica de Madrid, Universidade Internacional da Andaluzia, Universidade Técnica Equinocial de Quito, Universidade Autônoma Metropolitana da Cidade do México, entre outras.
Uma DAP é um documento que fornece informações transparentes, objetivas, verificáveis e padronizadas sobre o impacto ambiental de um produto ao longo de todo o seu ciclo de vida. Foi criada para responder uma demandas cada vez maior por um padrão para comparar diferentes produtos.
Para descrever uma DAP, dois conceitos devem ser levados em consideração: Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que analise de forma abrangente e sistemática o impacto ambiental do produto, desde a extração de matérias-primas até o descarte, e Regras de Categoria de Produto (RCP), que definem as diretrizes e regras para a realização da ACV para uma categoria de produto específica.
A RCP define o escopo, os limites do sistema, o que deve ser avaliado e os indicadores calculados, como a pegada de carbono, consumo de água, energia renovável e não renovável, resíduos perigosos e não perigosos gerados e a quantidade de matéria-prima secundária proveniente da reciclagem utilizada, fornecendo uma estrutura padronizada e consistente para a condução da ACV, assegurando a criação de uma DAP efetiva.