Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 4 - abril de 2015

ABCIC EM AÇÃO

Abcic lança Anuário 2014 com radiografia completa do setor

Entidade aprimora coleta e análise de dados para fornecer aos associados um instrumento de avaliação da conjuntura e auxiliar na elaboração do planejamento estratégico para os próximos anos

Setor da construção se reuniu no evento da Abcic para receber informações atualizadas sobre a área de pré-fabricados de concreto

Com a presença de boa parte dos associados, assim como de lideranças de outras entidades representativas da construção civil, além dos mais renomados profissionais da área de engenharia, a Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto lançou, em meados de março, a quarta edição do Anuário Abcic. Editada em 84 páginas, a publicação faz um apanhado das iniciativas adotadas pela entidade e tem como principal destaque os resultados da segunda edição da Sondagem de Expectativas da Indústria de Pré-fabricados de Concreto (ver detalhes da pesquisa na página 28). “O estudo, em seu segundo ano consecutivo com a presença da FGV – Fundação Getúlio Vargas, permite comparar dados com os do ano anterior e, com isso, auxilia na definição dos planos estratégicos das empresas do setor”, comentou a economista Ana Maria Castelo, responsável técnica pelo relatório.
Ao abrir a solenidade de lançamento do Anuário 2014, a presidente-executiva da Abcic, Íria Doniak, fez questão de agradecer a todos os associados pelo apoio dado com as respostas para a apuração dos dados que resultaram na Sondagem. Ela também agradeceu a todos os representantes de entidades parceiras da Abcic, que reforçam a atuação da associação no sentido de atuar por um maior grau de industrialização na construção civil brasileira. “Cito, como exemplo, o esforço que desenvolvemos junto com a Abece –Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, para mantermos atualizadas as normas técnicas do setor, pois entendemos que a normalização é a base do desenvolvimento da industrialização”, comentou Íria.


Mafra Júnior: “Os dados da pesquisa da mostram que 80% de nossos associados utilizam concreto protendido. Isso confirma que estamos alinhados com um cenário de melhoria da produtividade”.

Durante a apresentação dos dados, a economista Ana Maria fez um apanhado do atual momento vivido pela construção civil brasileira, afetada por uma série de dados negativos conjunturalmente, enfatizando que com esse quadro torna-se ainda mais fundamental ampliar o grau de industrialização, uma vez que ele é o que permitirá ganhos de produtividade necessários para melhorar o desempenho geral do setor. “As empresas estão cientes de que não dá para crescer sem aumento de produtividade e isso será mais fácil com sistemas industrializados de construção”, ponderou a economista. 
Apesar da análise da conjuntura ser pessimista no curto prazo, Ana Maria salientou que as perspectivas gerais de médio e longo prazos são boas para a construção e também para o segmento de pré-fabricados. No caso do setor como um todo, ela lembra que a tendência de formação de novas famílias é enorme nos próximos anos e que isso deverá necessariamente impulsionar o setor habitacional, principalmente o de unidades voltadas para baixa renda. “Outro fator de esperança é a constatação de vários analistas de que a retomada econômica do Brasil passa, necessariamente, pelo aumento e modernização da infraestrutura, o que é especialmente benéfico para o segmento de pré-fabricado”, destaca. 


Afonso Mamede, presidente da Sobratema, esteve presente ao evento bem como os presidentes do Ibracon, da Abece, do Sinaprocim e Deconcic/Fiesp

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!