Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 35 - agosto de 2025

DE OLHO NO SETOR

Abcic Networking chega a 19ª edição promovendo relacionamento e conteúdo qualificado ao setor

Associados e convidados prestigiaram o evento, que abordou três temas: soluções sustentáveis e eficientes em aço, os diferenciais dos painéis arquitetônicos de fechamento e as novidades sobre o Concrete Show 2025, que está marcado entre os dias 19 e 21 de agosto, no São Paulo Expo

Íria Doniak (Abcic) abre o XIX Abcic Networking que reuniu associados e convidados para oferecer conhecimento e relacionamento


O Abcic Networking chegou à sua 19ª edição, reiterando sua importante função de reunir associados e convidados para uma experiência que fortalece o relacionamento entre a cadeia de valor do pré-fabricado e que promove conhecimento técnico qualificado para a evolução do setor no país. O encontro, realizado no dia 24 de abril, contou com apresentações relacionadas às soluções inovadoras em aço e às particularidades do painel arquitetônico de fechamento, além de uma palestra com informações sobre o Concrete Show 2025, marcado entre os dias 19 e 21 de agosto, no São Paulo Expo. 

O evento foi aberto pela engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, que comentou sobre a agenda de eventos da entidade, com destaque para o eventos do primeiro semestre, como International fib Symposium on Conceptual Design of Concrete Structures 2025, promovido entre os dias 14 e 16 de maio, no Rio de Janeiro, após a realização do XVI Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, nos dias 12 e 13 de maio, e o 4º Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção (PPP) em Concreto Pré-Moldado, nos dias 4 e 5 de junho, em Brodowski, interior de São Paulo.

Outro ponto tratado por Íria foi a edição 34 da Revista Industrializar em Concreto, que publicou uma matéria sobre a Abcic ter iniciado o processo de implementação das Declarações Ambientais de Produto (DAPs) do setor, com a contratação de Anne Elize Puppi Stanislawczuk, como consultora técnica dessa iniciativa, e da consultoria espanhola Abaleo, que respondeu pelo desenvolvimento das DAPs na Espanha, no âmbito da Andece (Asociación Nacional de la Industria del Prefabricado de Hormigón).

“Nós temos um sistema construtivo que atende diversos aspectos relacionados ao menor impacto ambiental, mas precisamos ter as DAPs do setor, por família de produto, para fazer o benchmarking”, afirmou Íria, que acrescentou a importância de se ter uma visão holística da sustentabilidade, contemplando também os aspectos sociais e de viabilidade. “Gosto da versão dos 3 pilares: o profit, people e planet, ou seja, uma dimensão muito maior, pois todas atividades econômicas, incluindo nosso setor, impactam o meio ambiente, as pessoas e os resultados.  É um erro tratar a sustentabilidade sem esta visão holística contemplando apenas um destes pilares”.

O tema estará em destaque no Seminário da Abcic, durante o Concrete Show, com a palestra de José Luis Canga Cabañes, diretor técnico da Abaleo. Ainda nesse assunto, Anne Puppi tem acompanhado as discussões sobre desenvolvimento de políticas públicas e taxonomia sustentável como representante da Abcic. 

“Evoluímos bastante em relação ao tema de Edifícios Altos, com todas as ações promovidas no ano passado. Agora, nosso foco está na sustentabilidade, que é outro pilar de nosso Planejamento Estratégico”, explicou Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico, que fez uma reflexão sobre o primeiro mandato e sua reeleição. “Temos buscado revitalizar e criar uma visão de futuro para os próximos e longos anos da Abcic e de nosso setor”, ponderou.  

Cassol comentou a militância feita pela Abcic em prol da industrialização e como, atualmente, o tema é visto como imprescindível para a construção civil brasileira. “A Abcic tem esse papel de ajudar a construir um ambiente de negócios mais favorável e seguro, fomentando oportunidades empresariais para que toda cadeia de valor possa desfrutar desse momento depois de décadas de luta para alcançar esse momento”, celebrou. 

A ida à bauma, por meio da Missão Empresarial da Sobratema, foi outro aspecto tratado por Cassol, que ressaltou o grupo formado por 23 empresários, que puderam conhecer as novidades e tecnologias apresentadas no evento, além das visitas feitas em indústrias. “A bauma mostrou quais são as tendências para os próximos anos, por isso convido a todos a participarem da próxima edição, por meio da Missão Técnica da Abcic”, disse. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!