DE OLHO NO SETOR
Associados e convidados prestigiaram o evento, que abordou três temas: soluções sustentáveis e eficientes em aço, os diferenciais dos painéis arquitetônicos de fechamento e as novidades sobre o Concrete Show 2025, que está marcado entre os dias 19 e 21 de agosto, no São Paulo Expo
Felipe Cassol: “Temos buscado revitalizar e criar uma visão de futuro para os próximos e longos anos da Abcic e de nosso setor.”
A primeira apresentação foi proferida por Hermano Pinto, diretor da Informa Markets, organizadora do Concrete Show. “Esta edição terá três pavilhões e será novamente o ponto de encontro do setor, reforçando seu papel como parceiro estratégico na promoção de marcas, lançamento de produtos e geração de leads, com soluções para todos os tipos de negócio”, contou.
O macrotema deste ano é inovação e tecnologia em concreto no desenvolvimento da infraestrutura brasileira. “Precisamos desenvolver a infraestrutura nacional para reduzir o Custo Brasil, e a melhor forma para isso é empreender no país. É importante ter uma estrutura competitiva, discutir sobre mobilidade, conectividade, interação entre os entes da cadeia, inovações tecnológicas no setor e descarbonização”, explicou.
O evento contará com a Arena 120 Ideias, palco de apresentações gratuitas sobre diversos temas do setor, o Mega Demo Paredes de Concreto, e a Praça da Alvenaria Industrializada e Pavimento Intertravados. Com o tema "Concreto: versatilidade e sustentabilidade moldando o futuro", o Congresso do Concrete Show oferecerá conteúdos de qualidade, palestras exclusivas, networking com convidados nacionais e internacionais e troca de experiências. Segundo o diretor da Informa Markets, o pré-fabricado de concreto será um dos assuntos em destaque entre os conteúdos debatidos ao longo dos três dias de evento.
Em 2024, o Concrete Show recebeu mais de 23 mil visitantes, que conheceram novidades de 400 marcas expositoras, em 32 mil m² de exposição. Foram 91 palestrantes, que promoveram conhecimento em três palcos distintos, totalizando 60 horas de conteúdo. Para este ano, a expectativa é reunir mais de 450 marcas nacionais e internacionais.
De acordo com Hermano Pinto, o setor da construção passa por inúmeros desafios, como a escassez de mão de obra, maior automação, digitalização e menor impacto ambiental. “O Concrete Show conhece essa realidade e quer contribuir para superar esses desafios e para o desenvolvimento da engenharia, dos materiais, além de incentivar a industrialização em concreto e seus sistemas construtivos combinados”, afirmou.
A segunda palestra foi proferida por Renan Sacramento, engenheiro de Projetos da ArcelorMittal, que apresentou um histórico sobre o desenvolvimento do vergalhão de aço CA-70 que, atualmente, está normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da revisão da ABNT NBR 7480 - Aço destinado para armaduras em concreto armado – Requisitos, com portaria do INMETRO 501:2024 (Requisitos de Avaliação da Conformidade para Barras e Fios de Aço destinados a Armaduras para Estruturas de Concreto Armado), e a prática recomendada 008: 2024 – Barras de aço com 700 MPa de resistência característica ao escoamento (CA-70): Projeto de blocos de fundação, elaborada pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE).
Segundo Sacramento, a próxima revisão da ABNT NBR 6118:2023 Projeto de estruturas de concreto – Procedimento deve incluir informações técnicas referentes a uso de barras de aço CA-70, uma vez que já existe a prática recomendada da ABECE e a atualização da ABNT NBR 7480 incorporou as mesmas características do aço da categoria CA-50 para os aços da categoria CA-70, com 700 MPa de resistência característica ao escoamento.
Dirigentes da Abcic, Íria Doniak e João Carlos Leonardi (vice-presidente do Conselho Estratégico da Abcic), patrocinadores e palestrantes do evento