Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 35 - agosto de 2025

DE OLHO NO SETOR

Abcic Networking chega a 19ª edição promovendo relacionamento e conteúdo qualificado ao setor

Associados e convidados prestigiaram o evento, que abordou três temas: soluções sustentáveis e eficientes em aço, os diferenciais dos painéis arquitetônicos de fechamento e as novidades sobre o Concrete Show 2025, que está marcado entre os dias 19 e 21 de agosto, no São Paulo Expo


Ele trouxe as principais discussões sobre a aplicação desse tipo de aço, destacando que um dos principais desafios está na ancoragem. Quanto maior a tensão na barra, mais fissuras surgem na região de aderência entre o aço e o concreto. Assim, o comprimento de ancoragem para o CA-70 é maior por causa das maiores trações/compressões resistidas pela barra. “Ao aumentar a tensão em 40%, é preciso elevar o comprimento da ancoragem para um percentual maior”, disse. 

Os testes de fadiga para os vergalhões CA-70 com diâmetro de 16 mm demonstraram que o desempenho é 16% superior aos dos aços CA-50 em 2 milhões de ciclos. Para a quantidade de amostras ensaiadas, foi obtido um nível de confiança de 80% para os testes realizados de acordo com a norma DIN 50100. Em relação ao fib Model Code 2010, os coeficientes angulares para o CA-70 são superiores aos previstos para os aços CA-50. Em relação ao comportamento de altas temperaturas, as curvas do CA-70 estão melhores ou iguais ao CA-50. 

Ao final de sua apresentação, Sacramento comentou sobre o caso da ampliação do galpão da Tambas, em Contagem (MG), um case que teve a participação da Precon, associada da Abcic. “O galpão de 100.000 m² foi projetado com o aço de alta resistência 25,00 da ArcelorMittal, proporcionando uma economia de 30% no consumo deste aço nas vigas”, enfatizou.

Na sequência, Mary Alissan Correa, engenheira de Aplicação de Produto da Belgo Arames, tratou das fibras de aço longas com ancoragem 3D, 4D e 5D, mostrando suas aplicações e os benefícios em termos de sustentabilidade e melhoria da eficiência. Conforme sua explicação, a linha Dramix assegura a resistência e a durabilidade ao concreto, contribuindo para o melhor desempenho nos projetos. O produto possibilita uma ancoragem adequada, evitando rachaduras e trincas na obra, enquanto permite a redução das emissões de CO2.

Como exemplos, mostrou a aplicação das fibras 3D em galerias, tubos, painéis de parede, paredes sanduíche para aplicações estruturais e não estruturais reforçadas com fibras de aço, que tiveram como benefícios: economia de material e mão de obra, aumento da produtividade e eficiência, redução da espessura e menor pegada de carbono. Um dos casos foi a troca de telas pela fibra de aço 3D em uma placa de fechamento, que resultou em economia de 17% no consumo dos materiais. 

Segundo Mary, a empresa está lançando no país a fibra de aço 4D, mas ela já foi usada em barragens e pisos e a diferença desse produto para o 3D é possuir uma dobra a mais no braço de ancoragem. “Fica claro no ensaio da tração, a diferença de quando há uma dobra a mais, pois o arranque e a deformação ocorrem de forma mais gradual”, avaliou. As fibras 4D possibilitam diminuir a quantidade de aço e melhorar a eficiência.

Em sua apresentação, Mary mencionou que para os concretos de ultra alta resistência (UHPC), o indicado são fibras curtas, pois há desempenho melhor, diminui o risco de segregação do concreto, aumenta a resistência e desempenho. Como cases, ela trouxe edifícios em Seattle e em São Paulo e uma passarela, em Eindhoven, que alcançou quase duas vezes mais esbeltez do que o concreto normal. 

Outro exemplo trazido foi a passarela construída para o Congresso Brasileiro do Concreto, com participação da Cassol Pré-Fabricados, associada à Abcic. “Foi utilizado o UHPC, com fibras de aço 4D, sem nenhum reforço estrutural”, disse Mary. 

O engenheiro Carlos Franco, da CAL-FAC – Consultoria & Engenharia, mostrou as particularidades do painel arquitetônico de fechamento diante de outros elementos pré-fabricados de concreto, em termos de concepção, projeto e suas interações interdisciplinares, estocagem, transporte, montagem e acabamento, e reafirmou o potencial de sua aplicação e o crescimento de sua demanda. 

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