Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 35 - agosto de 2025

DE OLHO NO SETOR

Abcic Networking chega a 19ª edição promovendo relacionamento e conteúdo qualificado ao setor

Associados e convidados prestigiaram o evento, que abordou três temas: soluções sustentáveis e eficientes em aço, os diferenciais dos painéis arquitetônicos de fechamento e as novidades sobre o Concrete Show 2025, que está marcado entre os dias 19 e 21 de agosto, no São Paulo Expo

Para Franco, utilizar o pré-fabricado arquitetônico resultaria em mais industrialização, redução de desperdícios e descarbonização, ganhos de produtividade e cronograma, alta durabilidade, menor custo ao longo do ciclo de vida, além de ser um impulsionador de outras disciplinas relacionadas à industrialização. 

Em relação às particularidades na concepção, projeto e suas interações interdisciplinares, Franco lembrou que a fachada é o cartão de visita de uma obra, ou seja, o elemento de maior destaque, sobretudo, para o principal influenciador do processo: o arquiteto. “Sempre existe uma preocupação acentuada com aspectos estéticos e a questão da fachada pré-fabricada já está no radar de muitos profissionais”. 

Ele comentou também sobre a função estrutural, o trabalho intenso para se ter a integração com outras tecnologias (iluminação, marquise, ar condicionado), a necessidade de se pensar previamente nos sistemas de fixação, no desempenho sob intempéries, no conforto térmico, acústico e na prevenção à condensação, detalhes referentes à estanqueidade, proteção contra impactos, vedação, compatibilização com o caixilho e previsão de aberturas. Sobre resistência ao fogo, citou estudos importantes do ACI (American Concrete Institute) nessa área, contemplando, inclusive, questões como os ataques terroristas.

Em termos das particularidades em relação à produção, Franco reiterou que o concreto arquitetônico é uma variação do concreto estrutural, por isso é preciso ter o mesmo cuidado em relação aos materiais e ao processo. Ainda é fundamental observar a seleção dos agregados, a necessidade do uso ou não de pigmentos orgânicos, ter controle da coloração do cimento, porque isso é visível, a aplicação de retardadores de pega. “Os sistemas de formas de adensamento têm as suas particularidades e podem ser bem diferentes do concreto convencional”, mencionou.

Palestrante convidado, Carlos Franco destacou que o painel arquitetônico de fechamento tem grande potencial de mercado


Outra questão muito importante trazida por ele é o cuidado com o uso de autoadensável. “Muitas fábricas não usam”, pontuou. Ele trouxe um exemplo que se a peça tem 10 cm de espessura e 5 cm são feitos com cimento mais pigmentos e adições especiais e os outros 5 cm com concreto autoadensável, é necessário posicionar uma armadura no meio da peça, entre os dois tipos de concreto, o autoadensável pode formar uma película para a ligação de úmido para úmido, indicando um desplacamento entre uma e outra. 

Os painéis devem ser armazenados em pé em “RACKS”, transportados em cavaletes em formato do tipo “A” e, às vezes, é necessário o emprego de carretas rebaixadas em função da grande altura (pé-direito da obra elevado). De forma alguma, segundo Franco, os elementos não devem ser mal compartimentados do ponto de vista geométrico, por isso é preciso trabalhar com travamentos na hora de transportar. 

Segundo Franco, na maior parte dos casos, a montagem é feita pelo lado interno da obra, demandando ajustes de desalinhamentos, desaprumos e diferenças de cota. “Isso pode ser um complicador, pois vemos grandes imprecisões”, contou. Um destaque está na vista do limite da estrutura versus o limite do painel, pois, devido às imperfeições, deixa-se um espaço de 5 cm entre o painel e a estrutura moldada, e 3 cm entre o painel e a estrutura pré-fabricada. Para o fechamento, pode haver o emprego da lã de rocha para evitar a propagação de incêndio, conforme exigido pelo corpo de bombeiros, e pode-se usar hidrofugantes. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!