ABCIC EM AÇÃO
Com a palestra de Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, o tradicional evento da Abcic reuniu associados e convidados e trouxe informações sobre as atividades oriundas do Planejamento Estratégico 2022
O Abcic Networking XIII reuniu associados e convidados no dia 27 de abril, em São Paulo, e apresentou as ações em desenvolvimento a partir do Planejamento Estratégico 2022 e o calendário de eventos do setor da construção, com apoio, patrocínio, participação, correalização e realização da Abcic. A palestra principal foi ministrada por Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets. O evento foi realizado após as reuniões do Conselho Estratégico e da Assembleia Geral Ordinária.
A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, abriu o Networking XIII com uma homenagem ao Renato Cesar Lopes, gerente Comercial Regional da MC-Bauchemie, que faleceu em 30 de março. “O Renato sempre esteve conosco em todos os momentos. Ano passado, por exemplo, participou do Prêmio Obra do Ano, do lançamento do livro Coletânea de Obras Brasileiras e do Abcic Networking. Ele tinha muito interesse pela industrialização e sempre ajudou a promove-la. Gostaríamos de expressar nossa amizade e nossos pensamentos a ele e sua família”, ressaltou.
Em sua apresentação, Íria relacionou os eventos do setor, com patrocínio e correalização da Abcic, incluindo o Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, que foi realizado entre os dias 10 e 12 de maio, pela Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE) e pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), no Rio de Janeiro (vide matéria na pág. 48); e o 6º Simpósio ABECE-Universidades de Engenharia de Estruturas Aplicações do Concreto de Ultra Alto Desempenho, promovido pela ABECE, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), PUC-Campinas, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e correalizado pela Abcic, no dia 3 de agosto (vide matéria na pág. 36). Em termos de participação da Abcic, destaque para o fib Symposium em Istambul, na Turquia, realizado pela Federação Internacional do Concreto (fib), de 5 a 7 de junho.
“Teremos ainda nosso tradicional seminário no Congresso Brasileiro do Concreto, a ser realizado de 18 a 21 de outubro, em Florianópolis (SC), pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), além do seminário internacional no Concrete Show, no dia 9 de agosto”, complementou Íria.
Associados e convidados do Abcic Networking XIII recebem informações sobre o Concrete Show 2023 e sobre as ações em desenvolvimento da Abcic
Na sequência, Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da Abcic, tratou do Planejamento Estratégico 2022, pautado em cinco pilares, cujas ações começaram a ser desenvolvidas e devem ganhar corpo em 2023. “Estamos trabalhando para a valorização da associação e dos associados, o lançamento do Portal do Conhecimento, com todos os conteúdos produzidos nos 21 anos de entidade, e a reestruturação executiva da Abcic, com uma nova pegada sobre os novos tempos, desde o modelo institucional, passando pelas frentes de atuação, pensando no longo prazo, enfim, uma dinâmica para deixar a associação perene”, explicou.
Sobre as duas pautas mais técnicas: edifícios altos e sustentabilidade, Cassol comentou que o mercado imobiliário vai precisar industrializar ainda mais e trazer o offsite. “Somos protagonistas neste movimento”, pontou. “O tema sustentabilidade tem muita força em nível mundial e precisamos estar alinhados.
Em relação ao mercado, para Cassol, há ainda dúvidas em torno do ambiente político e do desenvolvimento econômico, mas a certeza é que a industrialização da construção ganhará mais força. “A Abcic é protagonista ante às políticas nacionais e boas práticas construtivas, ao trabalhar há muito tempo e de forma consolidada na disseminação da industrialização e do pré-fabricado de concreto. Por isso, é uma das principais entidades da construção civil nacional, contando com um Conselho Estratégico estruturado e consistente, a fim de industrializar a construção civil nacional cada vez mais”, ponderou.