Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 30 - dezembro de 2023

ABCIC EM AÇÃO

Abcic Networking XIV marca a segunda edição sobre sustentabilidade

Evento mostrou que a construção industrializada de concreto deve aproveitar as oportunidades trazidas pelo mercado, que estão focadas na redução das emissões de carbono.

A segunda edição do Abcic Networking sobre Sustentabilidade foi promovida no dia 14 de setembro, em São Paulo, com a presença de associados, representantes de entidades parceiras e de engenheiros projetistas. O evento contou com as palestras de Jorge Luiz Carreira, engenheiro de Desenvolvimento de Produtos e Mercado da ArcelorMittal, e de Anthony Freitas de Oliveira, engenheiro de Aplicação Pleno da Belgo Arames. 

A abertura ficou a cargo da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, que trouxe informações sobre os cinco pilares do Planejamento Estratégico, a formação dos grupos de trabalho respectivo a cada um desses pilares. “Os grupos de trabalho foram abertos para as empresas de pré-fabricados. No momento adequado, quando as pautas específicas forem consolidadas, vamos mobilizar fornecedores e profissionais técnicos projetistas de estruturas, tecnologistas e arquitetos para participarem conosco desses grupos. Além disso, estamos trabalhando para estabelecer as diretrizes sobre como será a Declaração Ambiental do Produto (EDP, sigla em inglês para Environmental Product Declarations) na área dos pré-fabricados de concreto”, explicou. 

Junto com a sustentabilidade, a valorização da associação e de seus associados, são os dois pilares fundamentais para o crescimento do setor. “A estrutura da Abcic está em transformação para contribuir ainda mais em todo o processo de desenvolvimento contínuo de todo o ecossistema da pré-fabricação em concreto, abrangendo toda a cadeia de valor”, afirmou. 

Ela ainda comentou sobre a agenda dos eventos com participação da Abcic nos próximos meses, incluindo o Seminário de Estruturas Pré-Fabricadas de Concreto (vide matéria na página 38), com o tema central “A Neutralidade de Carbono e as Soluções Através da Pré-Fabricação”, no dia 20 de outubro, durante a realização do 64º Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), e o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, no dia 29 de novembro (vide matéria na página 26).

Associados, representantes de entidades parceiras e engenheiros projetistas participam do 2º Abcic Networking sobre Sustentabilidade, que mostrou como a pré-fabricação de concreto tem o potencial de sair na frente quando se trata de redução das emissões de carbono

O vice-presidente do Conselho Estratégico da Abcic, João Carlos Leonardi, ressaltou que chegou o momento da industrialização. “São mais de três décadas trabalhando fortemente, tendo passado por diversas fases. Mas, atualmente, é uma constatação dentro da construção civil de que não há outra alternativa, mesmo que não haja um grande aquecimento da economia. A mão de obra é uma questão importante e vem mostrando a necessidade de mudança”, disse.

A industrialização, em sua avaliação, consegue atender as demandas da construção com a utilização de tecnologias, como o uso de concreto de alta resistência aliada à protensão, e ao mesmo tempo, dar a resposta as questões relacionadas à sustentabilidade, que veio para ficar. “Temos um futuro muito promissor pela frente, por isso precisamos superar barreiras, como o maior uso em edifícios altos. Se chegarmos a 2% do mercado em 10 anos, teremos um volume muito alto de obras”, analisou. Também ponderou sobre o trabalho a ser realizado pela Abcic para ampliar o mercado na área de edifícios altos, no qual existem desafios a serem superados.

Palestras ministradas por engenheiros da ArcelorMittal e da Belgo Arames, patrocinadoras da edição especial

Na sequência, Jorge Luiz Carreira, engenheiro de Desenvolvimento de Produtos e Mercado da ArcelorMittal, ministrou a primeira palestra, que trouxe o tema “Estruturas de baixa pegada de carbono e aços de alto desempenho para pré-fabricados de concreto”. Ele comentou sobre as iniciativas do mercado da construção na área de sustentabilidade, como o CECarbon, Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil – Edificações, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e o Sidac, Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção, e como o mercado financeiro tem apoiado projetos e empresas sustentáveis. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!