Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 32 - agosto de 2024

ABCIC EM AÇÃO

Abcic Networking XVI apresenta a evolução dos concretos não convencionais

O evento, realizado após a Assembleia Geral Ordinária, que definiu o Conselho Estratégico para o biênio 2024/2026, reuniu associados e convidados da Abcic, que receberam informações atualizadas sobre o Concrete Show, que acontece de 6 a 8 de agosto, no São Paulo Expo.


Durante a abertura do Abcic Networking XVI, Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, ressaltou a importância da tecnologia do concreto para competitividade do setor de pré-fabricados

O Abcic Newtorking XVI foi realizado no dia 18 de abril, em São Paulo, e reuniu associados, engenheiros projetistas e representantes de entidades parcerias, proporcionando um evento de relacionamento e de conhecimento, ao trazer informações sobre os concretos não convencionais e ao apresentar as informações atualizadas sobre o Concrete Show, que será promovido entre 6 e 8 de agosto, no São Paulo Expo.

A abertura do encontro ficou a cargo da presidente executiva, Íria Doniak, que reforçou a importância do Abcic Networking para o ecossistema da pré-fabricação de concreto no Brasil e para apoiar o desenvolvimento da construção civil no Brasil; e como a industrialização tem sido protagonista no que tange aos desafios que precisam ser superados pelo setor, como a carência e os custos com a mão de obra, a evasão de talentos, a produtividade e a neutralidade de carbono. “Por isso, vemos um número maior de incorporadoras, construtoras e empreiteiras trabalhando com os sistemas construtivos industrializados”, pontuou. 

De acordo com Íria, a competitividade da indústria de pré-fabricados passa necessariamente pela tecnologia de concreto, pois através dela é possível reduzir o peso dos elementos, tendo efeitos positivos na logística e, consequentemente, na neutralidade de carbono. Ela falou sobre o trabalho que a Abcic vem fazendo junto ao  Comitê de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), a fim de demonstrar que a pré-fabricação não pode ser vista da mesma forma que outros segmentos que usam concreto pois existem diferenças importantes em relação às aplicações convencionais; e ainda comentou sobre a importância não apenas da descarbonização, mas também da desmaterialização. 


Reeleito como presidente do Conselho Estratégico, Felipe Cassol, agradeceu o apoio dos associados

Outro ponto trazido pela presidente executiva da Abcic foi a questão dos edifícios altos, cujo grupo de trabalho está preparando o lançamento de um Coletânea de Obras, para outubro, juntamente com a realização do Seminário Internacional Abcic. Relembrou que em 2008 quando abordada pela jornalista da revista Téchne para ode a pré-fabricação cresceria nos próximos anos respondeu “O pré-fabricado de concreto vai crescer para cima, e assim foi realizada uma matéria de capa na edição da revista publicada pela editora PINI – Alto e Pronto”, enfatizou. 

A realização do Abcic Networking XVI ocorreu após a Assembleia Geral Ordinária, que elegeu o Conselho Estratégico para o biênio 2024/2026. Na ocasião, foi definida a reeleição do presidente do Conselho Estratégico, Felipe Cassol, e do vice-presidente, João Carlos Leonardi.
(vide matéria na pág. 5)


Hermano Pinto, diretor da Informa Markets: “Concrete Show é ponto de encontro do setor e palco de lançamentos e tendências.”

Cassol agradeceu o apoio dos associados e, especialmente à Leonardi, pela parceria em prol da construção industrializada de concreto, e por liderar o grupo de edifícios altos da Abcic, que deve gerar um material orientativo com as boas práticas da aplicação do sistema construtivo nessa tipologia. “Esse material será fundamental como é o Manual de Montagem”, pontuou.  Além disto outra publicação relevante está em curso em parceria com a fib e coordenada pela engenheira Íria que trata-se da versão em português do  manual de edifícios altos pré-fabricados. Ele afirmou ainda que nos próximos dois anos de seu mandato, a perspectiva é colocar em prática uma série de ações advindas do Planejamento Estratégico e em especial preparar a entidade para os próximos anos considerando novos desafios. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!