Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 34 - abril de 2025

ABCIC EM AÇÃO

Abcic Networking XVIII abre o calendário de eventos da área de pré-fabricados de concreto

Encontro de relacionamento e conhecimento trouxe os dados da Sondagem do Setor de Pré-Fabricados de Concreto e os resultados do 1º Modern Construction Show, que confirmou próxima edição entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro de 2026, no Distrito Anhembi

Ecossistema da pré-fabricação de concreto esteve reunido na 18ª edição do Abcic Networking, que destacou os resultados da Sondagem do Setor de Pré-Fabricados de Concreto e o sucesso do 1º Modern Construction Show


O calendário de eventos do setor de pré-fabricados de concreto foi aberto pelo Abcic Newtorking XVIII, promovido no dia 13 de fevereiro, em São Paulo, com a presença de associados, engenheiros projetistas de estrutura e representantes de entidades parcerias. O encontrou trouxe de forma inédita os resultados da Sondagem do Setor de Pré-Fabricados de Concreto e ratificou o sucesso do Modern Construction Show, único evento com foco exclusivo e específico na construção industrializada e suas tecnologias. 

A programação foi aberta pela engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, que reiterou a importância do evento para relacionamento e conhecimento, e agradeceu a participação dos associados e dos convidados, como parte da diretoria do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), que esteve presente, incluindo o presidente Julio Timerman e o vice-presidente Paulo Helene, e o engenheiro Fernando Stucchi, head da delegação brasileira na International Federation for Structural Concrete (fib) e representante da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE).

Felipe Cassol (Abcic): “Ficamos muito orgulhosos das ações que estamos realizando, aproveitando o momento que evidencia o crescimento da industrialização no país”


Outro ponto trazido por Íria foi o extenso e importante calendário de eventos a serem realizados pela Abcic em 2025: o Abcic Networking XIX, abril; o fib Conceptual Design, no Rio de Janeiro, em maio em conjunto com o CBPE ; o 4º Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção (PPP) em Concreto Pré-Moldado, em junho em Brodowski -SP; o Seminário de Estruturas Pré-Fabricadas de Concreto durante o Concrete Show, em agosto; o Seminário fib durante o Congresso Brasileiro do Concreto, em outubro; e o 14º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, em novembro.

Nesse sentido, a presidente executiva da Abcic ressaltou a importância de todos os eventos, com destaque para o retorno do PPP, que foi idealizado pelo professor Mounir Khalil El Debs, com o objetivo de promover a integração do setor acadêmico e do setor produtivo, em relação ao setor de pré-moldado de concreto. Foram realizadas três edições – 2005, 2009 e 2013 -, na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), que foram importantes para o avanço da cooperação entre universidade e indústria. 

Em sua apresentação, mencionou ainda eventos estratégicos do setor da construção apoiados e/ou patrocinados pela entidade, bem como a participação da entidade em encontros como o BetonTage (Alemanha), o 100º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e o Rio Construção Summit. 

Nas sequência, o presidente do Conselho Estratégico, Felipe Cassol, relembrou as diversas atividades promovidas em 2024, com diversas ativações e protagonismo no movimento em prol da industrialização da construção civil. “Ficamos muito orgulhosos das ações que estamos realizando, aproveitando o momento que evidencia o crescimento da industrialização no país”, pontuou.

De acordo com Cassol, o Conselho Estratégico está unido nas pautas em benefícios do setor e que o pilar referente à estruturação executiva contribuirá para que a Abcic continue a dar as respostas que o mercado demanda, ainda mais em um momento de desafios. Em relação à conjuntura brasileira, avaliou que o Brasil é um país aberto para investimentos externos, proporcionando um ambiente seguro, apesar das questões políticas e jurídicas, que podem interferir nesta segurança. “A máquina ainda não parou e não deve parar, mesmo com a questão relativa à taxa de juros”, complementou. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!