INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Em todas as áreas, desde os fornecedores de insumos e matérias-primas, passando pelos desenvolvedores de softwares e fabricantes de equipamentos até a indústria, o desenvolvimento tecnológico é fator decisivo para aumento da produtividade, qualidade, maior competitividade e sustentabilidade
Futuro
Em relação ao futuro, a cadeia produtiva do pré-fabricado de concreto, além de todos os trabalhos que já estão sendo realizados, aposta na substituição das trenas por Estações Robóticas Totais em todo tipo de obra, das mais simples às complexas, já está consolidada no exterior, na ampliação do uso do escaneamento, na aplicação da realidade virtual, para a substituição das maquetes físicas para apresentação de projetos aos cliente e a realidade mista. Drones, inteligência artificial, impressão 3D, internet das coisas (IOT) são outros exemplos de tecnologias que podem fazer uma grande revolução na indústria da construção.
O acesso às novas tecnologias, certamente, será facilitado, visando proporcionar benefícios em relação à produtividade, sustentabilidade, segurança, qualidade, racionalização da mão de obra e automatização dos processos. Desse modo, a indústria de pré-fabricados de concreto está cada vez mais atenta a essas inovações e considera de suma importância o constante investimento em pesquisa e desenvolvimento para a evolução do setor.
Além disso, para sanar o déficit de moradias e de infraestrutura no Brasil, o setor da construção terá uma demanda contínua de obras com mais produtividade, eficiência e em menor tempo. Assim, projetos com estruturas pré-fabricadas de concreto serão, sem dúvida, uma das principais soluções do mercado, haja visto seu potencial de reduções de custos, incluindo aqueles intangíveis como, por exemplo, menos patologias e retrabalhos posteriores e orçamentos mais focados e um grau elevado de qualidade e sustentabilidade.
De fato, o desenvolvimento tecnológico do setor tem trazidos benefícios em todas as fases da etapa construtiva: os processamento de dados e informações mais rápidos desde os orçamentos e na elaboração de projetos nos escritórios, a pré-simulação da produção antes de envio com o objetivo de encontrar possíveis erros do projeto, o melhor acompanhamento da produção online para diversos “clientes” – áreas de vendas, engenharia, logística, ou na obra -, o melhor rastreamento dos produtos com todos os detalhes durante a produção e transporte. No final, o resultado é uma melhor produtividade.
A matéria foi redigida com base em informações e fotos enviadas pelas empresas: Antares, ArcerlorMittal, Basf, Bianchi, Coplas, GCP Applied, Gerdau, Leonardi, Plannix, Pré-vale, Progress, Rotesma, Sudeste, T&A, TQS, Tranenge, Trimble e Votorantim Cimentos.