Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 35 - agosto de 2025

ACONTECE NO MUNDO

Bauma 2025 apresentou o futuro da construção, com foco em descarbonização e neutralidade de carbono

Empresários do setor de pré-fabricados de concreto do Brasil visitaram a feira, que aconteceu de 7 a 13 de abril, em Munique (Alemanha), integrados à Missão Empresarial da Sobratema, e participaram de uma programação especial, organizada pela Abcic, que incluiu visitas em fábricas

Empresários brasileiros das indústrias de pré-fabricado de concreto participaram da bauma 2025


A 34ª edição da bauma, maior e principal feira global de máquinas, equipamentos e materiais para construção e mineração, aconteceu entre os dias 7 e 13 de abril, no Centro de Exposições de Munique (Alemanha). Ao reunir 2.601 expositores, de 57 nações, dispostos em uma área de 614 mil m² 18 pavilhões e 3 setores externos ao ar livre, a feira mais uma vez demonstrou ser o parâmetro para tendências, inovações pioneiras e tecnologias disruptivas, inspirando os rumos do setor.

Em um momento caracterizado por desafios globais, a bauma reiterou a importância da neutralidade do carbono e da contribuição desse setor ao combate das mudanças climáticas, ao demonstrar inúmeras soluções desenvolvidas pelas principais indústrias mundiais com essa finalidade, além da maior aplicação de tecnologias digitais, automação, novos materiais, inclusive de base biológica, e novos equipamentos que traduzem eficiência, qualidade e segurança. 

"A bauma é o coração do setor e demonstrou mais uma vez a importância do intercâmbio e dos encontros pessoais para o progresso e o comércio global ", afirmou Stefan Rummel, CEO da Messe München. A feira recebeu cerca de 600 mil visitantes de mais de 200 países, incluindo o Brasil, e foi aberta pela ministra alemã da Habitação, Desenvolvimento Urbano e Construção, Klara Geywitz.

Os empresários da indústria do pré-fabricado do Brasil estiveram presentes na bauma 2025. “O evento superou as expectativas. Fomos com um grupo de 24 pessoas, compondo a Missão Empresarial da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração). A experiência foi positiva, pois tivemos ainda a oportunidade de interagir com profissionais de outras áreas. Foi muito proveitosa nossa participação”, destacou João Carlos Leonardi, vice-presidente do Conselho Estratégico da Abcic, que coordenou o grupo. 

“A participação do grupo da Abcic engrandeceu nossa Missão Empresarial. Temos uma parceria muito importante com a associação, que tem resultado em iniciativas fundamentais para o desenvolvimento técnico da construção civil brasileira. Além disso, estamos juntos em diversas ações setoriais e de fóruns com outras entidades que fortalecem nosso setor no país”, disse Afonso Mamede, presidente do Conselho da Sobratema.

 A Missão Empresarial da Sobratema levou mais de 50 empresários brasileiros à bauma, em parceria com a AD Turismo. No evento, a sala da Sobratema no Centro de Exposições foi o ponto de encontro de todos os profissionais do Brasil, apoiando também as demandas do grupo formado pela Abcic. “Tudo transcorreu de forma tranquila, mesmo sem a presença tradicional da Íria, como nossa coordenadora, graças ao apoio da Sobratema, que disponibilizou uma infraestrutura e pessoas capacitadas”, acrescentou Leonardi.

 Para Agnaldo Lopes, presidente executivo da Sobratema, a Missão fortaleceu ainda mais a parceria entre a Abcic e a Sobratema, uma vez que os empresários dos dois mercados puderam interagir de forma profícua. “Outro ponto a ser considerado é que a Missão mostrou a força do mercado brasileiro", pontuou. Em sua avaliação, a iniciativa foi um sucesso, proporcionando oportunidades de conhecimento, informação, relacionamento, networking e negócios. Sobre a sala da Sobratema, Lopes ponderou que o local possibilitou que os empresários brasileiros pudessem se encontrar para trocar impressões sobre a bauma e sobre o futuro no país.

Os pré-fabricadores aproveitaram para conhecer novidades em centrais de concreto, em formas, em veículos e em equipamentos, que são utilizados pela indústria. Os destaques, na avaliação de Leonardi, foram os estandes da Progress Group e Vollert, que são empresas referências na Europa na área de automatização de produção e equipamentos especiais. “Vimos um nível de automação e produtividade importantes, que podemos trazer para o país, mas também inovações que ainda não estão no Brasil. Mesmo com cinco dias de visitas, seria impossível ver tudo pela grandiosidade do evento”, explicou Leonardi.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!