ACONTECE NO MUNDO
Empresários do setor de pré-fabricados de concreto do Brasil visitaram a feira, que aconteceu de 7 a 13 de abril, em Munique (Alemanha), integrados à Missão Empresarial da Sobratema, e participaram de uma programação especial, organizada pela Abcic, que incluiu visitas em fábricas
Felipe Cassol e João Carlos Leonardi (Abcic) com Afonso Mamede e Agnaldo Lopes (Sobratema)
Grupo de pré-fabricados do Brasil aproveitaram a visita à bauma para conhecer novas tecnologias da Progress tanto no estande como na fábrica
A programação para o grupo da Abcic contou também com visitas às fábricas da Progress e da Vollert. O coordenador afirmou que os empresários puderam aprender bastante e refletir como essas tecnologias podem ser aplicadas nas indústrias brasileiras.
"Nós, da Legran, ficamos muito satisfeitos com a viagem, superou nossas expectativas, pois a bauma é excelente em quantidade e qualidade dos expositores. As visitas técnicas foram muito instrutivas e nos deixam inspirados para continuarmos a evoluir o nosso parque fabril. A organização foi exemplar, esperamos que venham outras missões técnicas", destacou Paulo Roberto Sampaio, presidente da Legran Engenharia.
A Progress Group teve dois estandes na bauma, que foram visitados pelo grupo. No primeiro, focado na pré-fabricação de concreto, foi apresentado um prédio de 20 andares totalmente projetado no sistema construtivo, apenas com lajes e painéis autoportantes, sem vigas e sem pilares.
O estande do grupo, aliás, foi construído com esses elementos, representando justamente a obra mostrada ao grupo brasileiro. “Esse tipo de projeto é uma motivação e um exemplo do que podemos fazer no Brasil com o pré-fabricado, adotando e adaptando essa tecnologia para a realidade do país. Há grande espaço no mercado para isso, uma vez que a Europa já enfrentou uma situação parecida em relação à escassez de mão de obra e resolveu com a industrialização. O Brasil pode fazer o mesmo”, argumentou explicou Martin Maass, gerente de vendas da Progress Group no Brasil, que acrescentou que este edifício contará com concreto com isolamento térmico e com instalações, incluindo calefação e refrigeração.
Visita à fábrica da Vollert, que completa 100 anos
Outras tecnologias apresentadas foram o robô de cofragem de dois eixos, que faz o ajuste automatizado da altura da cofragem, o que representa uma novidade para o sistema carrossel; nova fôrma de escadas; estação de controle de qualidade dos painéis e lajes com Inteligência Artificial e novo sistema de giro de parede dupla com automação. “Em parte, a IA utiliza os conhecimentos já armazenados digitalmente para que o sistema conheça as obstruções, como treliça, janelas, entre outros, colocando as espardas na posição correta para segurar as placas”, detalhou Maass, que informou que o grupo pode conhecer o funcionamento do sistema carrossel para parede dupla e lajes com alto grau de automação durante vista à fábrica RBW.
Em relação à “ilha” de painéis de impressão 3D e incorporação de impressão 3D em painéis autoportantes, a Progress Group tem desenvolvido processos para impressão de componentes parciais, como formas, fachadas e formas complexas, não casas inteiras ou paredes. A vantagem é a utilização de qualquer cimento sem especificações especiais, de agregados fornecidos localmente. A resolução é de 2,8 mm, com resistência C40/50. Os componentes têm sido aplicados em moldes híbridos, peças especiais em concreto, design exterior e fachadas. A empresa ainda imprimiu formas complexas que não poderiam ser fabricadas com um molde estacionário para serem utilizadas, por exemplo, na obra Pareus Caroly, na Itália. Há ainda a possibilidade de aplicações especiais, como o uso de placas de impressão 3D no sistema carrossel, e elementos 3D em paredes estruturais em conjunto com a armadura, que são considerados elementos de alto valor agregado em um processo industrializado.