Industrialização em Pauta
Um hotel de duas torres de 23 andares, inclinando-se em mais de 15 graus uma da outra, unidas por pontes
Modelagem por computador
O software utilizado para a realização do projeto das torres foi o Robot Millenium, juntamente com a planilha de cálculo do escritório.
Foram criados dois modelos separados no Robot para as torres. Foram usados elementos de placa para modelar as paredes com painéis criados para os elementos de parede e de chão.
Uma consideração importante foi o tempo para executar os cálculos nos modelos. Visto que a malha era grossa, isso teve um efeito significativo sobre a qualidade dos resultados, mas também o tempo necessário para executar o modelo. O uso do Robot na Ramboll Dinamarca em construção de elemento de concreto era novidade e, assim, uma análise detalhada foi realizada para determinar a melhor maneira de modelar os elementos, mas também como interpretar os resultados.
A figura 16 mostra uma área típica da parede longitudinal e a figura 17 uma visão de perto da área. São estas aberturas nos elementos de parede que são onde os cortes do painel não dariam as respostas corretas, a menos que fosse usada uma malha mais grossa.
Em vez disso, as forças das vigas sobre as portas foram retiradas dos elementos finitos e um cálculo à mão foi realizado para projetar esses elementos.
Fora dessas características, as tensões do modelo do Robot foram levadas em conta para projetar os elementos de parede. As tensões foram exportadas usando uma planilha elaborada especialmente em MS Excel, que absorveu as tensões no centro dos elementos finitos para cada painel. A armadura da malha nos painéis pode ser projetada usando a planilha que deu uma saída gráfica simples indicando se as tensões ficaram dentro dos limites admissíveis.
Elemento de viga de concreto pré-moldado
A seção de concreto in situ permite que o reforço passe em duas direções
Viga com flexão dupla requer reforço de tensão superior e inferior. Reforço inferior dentro da seção pré-moldada. Reforço adicional superior no local, antes da moldagem. A parte inferior age como consolo para as lajes
Concreto in situ acima das paredes possui reforço longitudinal para transportar cargas de tração e fornecer reforço superior para aberturas de portas