ESPAÇO EXECUTIVO

Wlademir de Nadai Júnior
Gerente de Produção e Projetos da Denadai Pré-Fabricados
A valorização da industrialização, considerada como uma das principais alternativas pelo setor da construção para vencer desafios relacionados à escassez de mão de obra, à produtividade e a um menor impacto ambiental, tem estimulado o crescimento do setor de pré-fabricados de concreto em todo o país.
Na Denadai Pré-Fabricados de Concreto, o ano de 2025 foi excelente, com a execução de muitas obras na Região Metropolitana de Campinas (SP), para diversos segmentos, com destaque para galpões logísticos, edifícios-garagem e escolas. Outro setor em franca expansão é o de painéis de fechamento, no qual os clientes percebem benefícios estéticos, arquitetônicos, estruturais e econômicos.
O ano foi ainda marcado por investimentos, com o objetivo de sustentar o crescimento da companhia e a futura expansão de nossa fábrica. Nosso intuito é aumentar a nossa capacidade de produção para 1000 m³ por mês em 2026. Para isso, novas tecnologias em máquinas, equipamentos e fôrmas foram realizadas, deixando nossa indústria ainda mais competitiva.
Isso porque temos boas perspectivas para o próximo ano, especialmente em áreas tradicionais do setor de pré-fabricados, como logística, edifícios comerciais, garagens e indústria, mas também em setores como escolas e até mesmo em edifícios residenciais, cuja demanda deve se elevar no futuro.
Para se ter um crescimento sustentável, a tecnologia é um ponto fundamental, por isso, nos últimos seis anos, temos aportado recursos para que nossa empresa esteja na vanguarda tecnológica, atendendo as demandas de nosso clientes. Além de nosso sistema de rastreabilidade, que permite rastrear todas as nossas peças, unimos os softwares Plannix e Tekla para que, no próximo ano, nossos projetos estejam em BIM (Building Information Modeling).
Essa evolução ocorre ao unir duas gerações: os fundadores, que há mais de 15 anos realizam um trabalho de excelência na produção de estruturas e no contato com os clientes, e a nova geração, que busca ampliar suas áreas, estimulando a adoção de novas tecnologias e a criação de novas ações na área de sustentabilidade.
Nesse sentido, estamos desenvolvendo um projeto para a implementação de energia solar no próximo ano, além de termos uma parceria com um fornecedor para a reciclagem de sobras de concreto e de aço. É importante mencionar que implementamos o 5S como uma das ferramentas básicas da qualidade, criando o programa SPOL (Segurança, Produtividade, Organização e Limpeza).
Um divisor de águas para a empresa foi se tornar associado à Abcic. Com nossa entrada na entidade, iniciamos um processo relevante de networking com outras indústrias e fornecedores, conhecemos novas tecnologias e nos conectamos ao ecossistema da pré-fabricação, estabelecendo parcerias bem-sucedidas. Particularmente, o Abcic Networking, em conexão com as assembleias, é muito proveitoso, proporciona muito aprendizado e mostra como é possível buscarmos um objetivo comum ao setor, mesmo sendo concorrentes no dia a dia.
Neste ano, tive a oportunidade de participar do 4º Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado (PPP), em Brodowski (SP), um encontro fantástico, de grande aprendizado, com palestrantes renomados e muitas conexões. Foi, sem dúvida, um dos melhores eventos organizados pela Abcic.
O fato é que o setor de pré-fabricados de concreto é inspirador; por isso, em todos os momentos, temos buscado fazer projetos cada vez melhores. E, diante da necessidade de se industrializar cada vez mais, nosso setor seguirá investindo e se fortalecendo para contribuir para o crescimento da construção e do país.