Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 27 - dezembro de 2022

ABCIC EM AÇÃO

Coletânea de Obras Brasileiras reúne em sua 2ª edição mais de 90 construções em pré-moldado de concreto

Solenidade de lançamento do livro contou com a participação de representantes de entidades setoriais, da indústria de pré-fabricados de concreto, de escritórios de projeto estrutural, de escritórios de arquitetura e da cadeia de fornecedores do setor

Já o engenheiro Ricardo Borges Kerr, vice-presidente de Relacionamento da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), disse tanto a ABCIC como o pré-fabricado de concreto são importantes para a construção. “A entidade tem trazido muitas inovações e novas tecnologias e propiciado o crescimento do setor. São 20 anos de bons serviços. Essa data marca a continuação dessa jornada maravilhosa”.

Para o engenheiro e doutor Vahan Agopyan, presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), o crescimento do setor de pré-fabricados é marcante e a ABCIC teve uma importância muito grande de sistematizar e conseguir uma sinergia para utilização do sistema construtivo. “A construção industrializada e o pré-fabricado de concreto têm um papel fundamental no futuro da construção relacionado ao cuidado com o meio ambiente. O convidado Akio Kasuga demonstrou que, com a construção pré-fabricada, é possível atingir os objetivos do país para redução de carbono.”, ponderou.

O membro da Comissão Julgadora do Prêmio Obra do Ano, Roberto Bauer, consultor técnico da L.A. Falcão Bauer, afirmou que a ABCIC fez um trabalho para unir os fabricantes e mostrar que a concorrência é sadia quando todos têm qualidade, levando ganhos para a engenharia brasileira. “A entidade possui uma solidez e um foco direcionado para engrandecer e vitalizar o setor e o avanço pode ser visto nesses vinte anos. A industrialização é uma necessidade para que a construção saia da forma artesanal de construir”.

Também membro da Comissão Julgadora do Prêmio, Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), parabenizou a ABCIC pela trajetória vitoriosa de duas décadas e lembrou como a pré-fabricação em concreto apresenta benefícios para o meio ambiente, contribuindo para diminuir o impacto ambiental da atividade construtiva. "Todos os setores precisam fazer sua parte para que o Brasil consiga alcançar as metas para enfrentamento das mudanças climáticas e para a proteção dos biomas e da biodiversidade", disse. Sobre o lançamento da 2ª edição do Coletânea de Obras Brasileiras, ele afirmou que diversidade de obras retrata a realidade do setor no país. "O que vejo como membro do júri do Prêmio Obra do Ano é o que está contemplado nesse livro, ou seja, como a industrialização tem sido fundamental para viabilizar importantes projetos em todo o território nacional".

Coletânea de Obras Brasileiras destaca pré-moldado de concreto

A 2ª edição do Coletânea de Obras Brasileiras – Pré-Moldados de Concreto, conta com 180 páginas, três capítulos, com descritivo e informações técnicas de mais de 90 obras em pré-moldados de concreto. O livro encontra-se para venda na loja virtual da Oficina de Textos: https://www.lojaofitexto.com.br/coletanea-obras-brasileiras/p

O primeiro capítulo retrata a história do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, que completou 10 anos em 2021. A premiação apresenta o estado da arte em construções com o sistema construtivo e é um tributo às indústrias, aos projetistas de estruturas e aos arquitetos que utilizam a construção industrializada em concreto. Todas as obras vencedoras, menções honrosas e destaques do Júri estão relacionadas, com um breve descritivo e informações técnicas. Há ainda uma homenagem ao professor e engenheiro projetista de estruturas Augusto Carlos de Vasconcelos, que foi um incentivador da premiação, membro do Júri e precursor na pré-fabricação em concreto no país. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!