Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 30 - dezembro de 2023

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Complexidade e ousadia marcam projetos homenageados no Prêmio Obra do Ano em Pré-fabricados de Concreto

O Comitê do Júri elencou nove obras que enfatizaram a vanguarda do sistema construtivo no país, mostrando todo o potencial da pré-fabricação em concreto para atender requisitos essenciais na construção civil e na infraestrutura, como qualidade, produtividade, eficiência, desempenho, segurança e durabilidade, para vencer o atual desafio de mitigar as mudanças climáticas

Destaque Sustentabilidade Edificações:
Ecourbis Tranbordo Vergueiro

Localização: São Paulo, São Paulo
Área construída: 5.513,75 m²
Construtora: Ecourbis Ambiental S.A
Início da obra: Maio de 2021
Término da obra: Agosto de 2022
Arquiteta: Soraya Rodrigues (Soraya Rodrigues Arquitetura)
Projeto Estrutural: Marcelo Cuadrado Marin (Leonardi)
Empresa pré-fabricadora: Leonardi Construção Industrializada
Volume de concreto pré-fabricado: 957,66 m³

Na fase de projetos, a Cassol teve um grande desafio de concepção de projetos, porque foi necessário alterar a solução das vigas do cliente de pós-tração para pré-tração, mas com a premissa de não alterar a arquitetura da obra, que ficou a cargo de Vanderlei Cardoso, da Excelência – Soluções em Engenharia. A mudança para pré-tração foi necessária porque o cliente queria diminuir o prazo de execução em canteiro, industrializando o máximo da obra, se comparada a execução de pós-tração in-loco. 

“Dessa forma, foram necessárias considerações de análises específicas, como a alteração da disposição dos cabos de protensão, que passaram a ser considerados retos para execução em pistas de produção. No tabuleiro, onde era uma laje moldada in loco maciça, passou a ser solução mista com lajes alveolares e foram mantidas tiras de concretagem posterior para conferir a solidarização do sistema, o que eliminou a necessidade de escoramento, aumentado a industrialização e reduzindo ainda mais o prazo”, conta Carolina Denig, da Cassol.

Destaque Sustentabilidade Infraestrutura: 
Passarela Tubarão (Passarela Ângelo Antônio Zabot)

Localização: Tubarão, Santa Catarina
Área construída: 728 m²
Construtora: Araújo Construções
Início da obra: Novembro de 2019
Término da obra: Junho de 2020
Arquitetos: Vanderlei Cardoso (Excelência – Soluções em Engenharia)
Projeto Estrutural: Alexandre Felix dos Santos (Cassol Pré-Fabricados)
Empresa pré-fabricadora: Cassol Pré-Fabricados
Volume de concreto pré-fabricado: 177,81 m³

Como foi necessário executar faixas de 30cm de laje in-loco a cada laje alveolar, as longarinas foram calculadas considerando a diferença de mesas colaborantes entre trecho com laje alveolar e trecho de laje in-loco. Foram incluídas armaduras complementares para reforçarem as vigas. 

A arquitetura da passarela previa balanços nas duas laterais. Para atendê-los, foram previstas armaduras nas peças pré-fabricadas para a fase de montagem, e previsto complemento de armadura em capeamento para a situação de uso da passarela. “Com a solução proposta, pudemos transformar a obra que previa prazos maiores devido ao método construtivo inicial em uma obra industrializada, sem necessidade de escoramentos em canteiro”, avalia Denig.

Um dos grandes diferencias da obra foi a solução de laje mista adotada para que não fosse necessário escoramento foi um grande diferencial, contemplada por lajes alveolares e tiras de 30cm moldadas no local. De acordo com Denig, o balanço nas duas direções também se destaca, possibilitando aumento na largura da passarela de maneira leve, econômica, para que o projeto contemplasse tanto a faixa de pedestres como a faixa de ciclista, o que era essencial no projeto para a mobilidade urbana da cidade.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!