Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 30 - dezembro de 2023

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Complexidade e ousadia marcam projetos homenageados no Prêmio Obra do Ano em Pré-fabricados de Concreto

O Comitê do Júri elencou nove obras que enfatizaram a vanguarda do sistema construtivo no país, mostrando todo o potencial da pré-fabricação em concreto para atender requisitos essenciais na construção civil e na infraestrutura, como qualidade, produtividade, eficiência, desempenho, segurança e durabilidade, para vencer o atual desafio de mitigar as mudanças climáticas

Outro desafio, segundo ele, foi o desenvolvimento em parceria com a Enescil de um estudo alternativo alterando a obra para uma solução industrializada de obra de arte especial em curva com vigas pré-moldadas de concreto protendido, 18 vãos com 3 a 7 vigas com seção I, 16,28 a 22,88m de comprimento e pesando até 39,5 toneladas, onde no vão sobre a rodovia foram executadas vigas emendadas, reduzindo drasticamente o prazo em relação ao cronograma inicial, o custo com transporte e montagem, assim como o impacto ambiental e a exposição de colaboradores na rodovia, mitigando riscos de acidentes. O projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Catão Francisco Ribeiro, da Enescil Engenharia de Projetos. 

Menção Honrosa: 
OAE do km 76+900 da Duplicação da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)

Localização: Alumínio, São Paulo
Área construída: 4.572,00 m²
Construtora: Tranenge Construções
Início da obra: Setembro de 2022
Término da obra: Junho de 2023
Projeto Estrutural: Catão Francisco Ribeiro (Enescil Engenharia de Projetos)
Empresa pré-fabricadora: Tranenge Construções
Volume de concreto pré-fabricado: 1.550,00 m³

Para Moraes, certamente, a alteração da concepção do projeto estrutural de aterro para a estrutura pré-fabricada de concreto foi o grande destaque, ao viabilizar a execução no prazo estipulado pelo cliente e no custo previsto, dado o grande impacto desta obra no cronograma do contrato e os potenciais atrasos decorrentes do controle de recalque do aterro. Além disso, para viabilizar a nova solução em termos de custos de transporte e montagem dos pré-fabricados, foi necessário prever a emenda de vigas em obra. A montagem das estruturas aconteceu em quatro etapas distintas.

“Como características principais dessa obra, pontuamos a solução em pré-fabricados da fundação e superestrutura, adequando-se a geometria em um raio de curvatura acentuada, otimizando transporte e guindaste no lançamento desses elementos”, comenta Moraes, que acrescenta como principais benefícios a redução significativa do prazo, a padronização dos projetos executivos, o melhor controle de qualidade e a contribuição com as práticas de sustentabilidade ambiental.

Pequenas Obras

A Adega Cervejaria Império, situada em Frutal (MG), foi a vencedor na categoria Pequenas Obras. A estrutura em pré-fabricado de concreto abrange dois processos de produção da cervejaria.

 

OAE do km 76+900 da Duplicação da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) exigiu um estudo alternativo alterando a obra para uma solução industrializada de obra de arte especial em curva com vigas pré-moldadas de concreto protendido

A estrutura pré-fabricada da adega detinha a função de apoiar grandes recipientes em formado de tonéis. Já a brasagem é composta por um nível de laje e uma cobertura. A laje precisa contemplar aberturas circulares para o acoplamento de reservatórios e máquinas que devem permanecer cobertos e protegidos. A cobertura deveria obrigatoriamente se projetar em balanço da fachada, além de, respeitar rigorosamente a arquitetura e contornos, que visavam promover uma adequada circulação do ar e outros parâmetros técnicos relacionados ao processo produtivo. Os elementos limítrofes com o ambiente externo, tiveram de seguir rigorosamente a arquitetura curva do projeto arquitetônico elaborado por Adriano Mello, da Adriano Mello Engenharia.

Todos os elementos estruturais, inclusive os curvos, balanços, vigas de transição que independiam de pilares de apoio para não impactar no layout fabril foram solucionados com elementos pré-fabricados em concreto. Nesta estrutura a principal dificuldade de engenharia vencida foi o atendimento da geometria curva das vigas em balanço da estrutura. O projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Sander David Cardoso, da Protendit. 

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