Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 30 - dezembro de 2023

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Complexidade e ousadia marcam projetos homenageados no Prêmio Obra do Ano em Pré-fabricados de Concreto

O Comitê do Júri elencou nove obras que enfatizaram a vanguarda do sistema construtivo no país, mostrando todo o potencial da pré-fabricação em concreto para atender requisitos essenciais na construção civil e na infraestrutura, como qualidade, produtividade, eficiência, desempenho, segurança e durabilidade, para vencer o atual desafio de mitigar as mudanças climáticas

Segundo Carolina Gomes Denig, da área de marketing da Cassol Pré-Fabricados, a utilização de terças de concreto com peças seção W53 é uma inovação no setor de pré-fabricados no Brasil, por compreender peças que atingem vãos de até 22,5 metros em concreto, são atrativas economicamente se comparadas a terças ou treliças metálicas para esse mesmo vão. “Essas peças, utilizadas como terças protendidas, foram dimensionadas para sobrecargas de 57 Kg/m². Sendo uma solução diferenciada, proporcionaram a aplicabilidade e eliminaram assim a necessidade de alguns pilares dentro da loja Cassol Centerlar, deixando a obra mais harmônica e livre, toda em solução pré-fabricada de concreto para estrutura”, complementou.

O projeto arquitetônico de Maria Lucia de Mattos Soares, do escritório Ricardo Amaral Arquitetos Associados tinha um apelo estético diferenciado, exigindo a adaptação das peças pré-fabricadas para harmonizarem com os efeitos de pórticos e detalhes de fachada. Para isso, algumas peças foram acrescentadas ou alongadas para através do pré-fabricado de concreto, conceberem o efeito final desejado.

O fato de o Centro Comercial Centerlar Bettega possuir diversos cantos esconsos dificultou a forma dos elementos o que acabou sendo uma maior dificuldade nas etapas de projeto, fabricação e montagem das peças

“Outro desafio desta obra foi a geometria diferenciada. O fato da obra possuir diversos cantos esconsos (com ângulos diferentes de 90 graus) dificultou a forma dos elementos o que acabou sendo uma maior dificuldade nas etapas de projeto, fabricação e montagem das peças. Em alguns casos foi necessário utilizar "braços" nos pilares e por isso, essas peças ficam com tendência de giro, exigindo um maior cuidado e precisão na montagem”, esclarece Denig.

O desenvolvimento da obra em elementos pré-fabricados possibilitou que o centro comercial fosse construído de forma ágil, trazendo um retorno do investimento mais rapidamente e em um prazo muito menor. “Ainda, através da solução do projeto, o cliente pode executar a loja principal sem muitos pilares, aumentando os vãos e liberando mais espaço, tendo a garantia do prazo, da qualidade e do custo de sua obra, itens que a construção industrializada oferece”, pondera Denig.

Sustentabilidade

Nesta edição do Prêmio Obra do Ano, a sustentabilidade foi destaque entre as obras inscritas, uma vez que esse aspecto é inerente às soluções construtivas industrializadas. Contudo, o Comitê do Júri conferiu o Destaque Sustentabilidade a duas obras, pois elas possuem particularidades que agregam características ao ambiente construído, beneficiando a cidade em todo seu ciclo de vida, especialmente, à comunidade, destacando conceitos como bem-estar e a valorização da natureza. 

Na área de edificações, a obra homenageada foi a Ecourbis Tranbordo Vergueiro, situado em São Paulo, que tem a responsabilidade de receber cerca de 40% do lixo domiciliar coletado diariamente na cidade de São Paulo. O empreendimento consiste em um edifício, com aproximadamente 5.500m² de construção e altura chegando à 21,50m no ponto mais alto.

Ele foi planejado e projetado para ser totalmente ecoeficiente. A definição dos sistemas construtivos industrializados – estacas metálicas, estrutura pré-fabricada e cobertura metálica – trouxe ao empreendimento uma redução muito grande de desperdícios, até a implementação dos sistemas complementares – energia fotovoltaica, estação de tratamento de efluentes, reaproveitamento das águas pluviais, sistema de tratamento do ar, entre outros. 

A adoção de painéis de concreto maciço em 100% das fachadas, ficando apenas as aberturas para as portas e portões do edifício, garantiriam a plena estanqueidade do Transbordo Vergueiro

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!