INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Obras concluídas com maior rapidez, a custos competitivos e diminuição de desperdícios são algumas das vantagens que criam novas oportunidades para a construção industrializada de concreto na malha rodoviária do país
Após a execução dos blocos e capiteis iniciou-se o processo de montagem, com guindaste de 60 toneladas montando as vigas transversais sobre os capiteis e dois guindastes de 100 toneladas para montagem das vigas longarinas e sequencialmente a montagem das pré-lajes com guindaste de 60 toneladas. Após a montagem das vigas transversais foi realizado a solidarização com o capitel e nas vigas longarinas execução das transversinas. Posterior ocorreu a execução do capeamento da lajes, execução de new jersey e serviços complementares.
Todas as estruturas foram fabricadas na indústria, minimizando interferência com meio ambiente, melhor qualidade, redução efetivo de mão de obra direta e indireta alocado no canteiro de obra, menor risco de acidentes com pessoal trabalhando na rodovia, menor prazo e custos inferiores ao do projeto elaborado inicialmente.
Obras de Artes Especiais da Duplicação SP 147 - São Paulo
Cliente: Arteris/Interivas
Volume de concreto: 394,05 m3
Tipo de peças utilizadas: longarinas, transversinas, estacas-pilares, pré lajes
Projeto estrutural: Enescil Engenharia de Projetos
Fornecedora das estruturas pré-fabricadas de concreto: Tranenge Construções
Obra executada de novembro de 2017 a dezembro de 2018
Obra entre Engenheiro Coelho e Limeira, no interior de São Paulo, compreendeu dez Obras de Artes Especiais com projetos alternativos executados em pré-fabricado de concreto
Complexo Viário Porto Sudeste-Itaguaí - Rio de Janeiro
Cliente: EBTE – Empresa Brasileira de Terraplanagem e Engenharia
Volume de concreto: 6.360, 35 m³
Tipo de peças utilizadas: vigas e pré lajes
Projeto estrutural: Geraldo Filizola - Rogério Barros de Souza
Fornecedora das estruturas pré-fabricadas de concreto: Cassol Pré-Fabricados
Obra executada de 2010 a 2014
As estruturas pré-fabricadas de concreto utilizadas nas obras do Complexo Viário do Itaguaí (RJ) consumiram volume total de concreto na estrutura de 6521 m3
Passarela de pedestre na BR-101 - Garuva - SC
Cliente: Autopista Litoral Sul Arteris
Volume de concreto: 206,46m3
Tipo de peças utilizadas: pilares, vigas e lajes
Técnicos responsáveis: engenheiros Alexandre Félix dos Santos e Andreas Buerger
Fornecedora das estruturas pré-fabricadas de concreto: Cassol Pré-Fabricados
Obra executada de outubro de 2015 a fevereiro de 2016
Vigas da passarela em Garuva medem 32 metros de comprimento com peso total de 37,2 toneladas
A industrialização em concreto na construção também vem sendo adotada para grandes complexos portuários, como foi o caso do Complexo Viário de Itaguaí (RJ), que envolveu diversos desafios para a Cassol. O principal deles foi a compatibilização do projeto com o sistema industrializado, uma vez que ele havia sido caracterizado para o método tradicional, a produção e a logística de movimentação interna e externa das vigas de até 64 toneladas, a viabilização em fábrica para a execução de viga com 38 metros e 86 toneladas, utilização do concreto autoadensável para minimizar patologias e o tempo, já que o cronograma estava atrasado.