INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Obras concluídas com maior rapidez, a custos competitivos e diminuição de desperdícios são algumas das vantagens que criam novas oportunidades para a construção industrializada de concreto na malha rodoviária do país
Passarela de pedestre em Fortaleza
Cliente: Construtora Morais Vasconcelos
Volume de concreto: 350,22 m3
Tipo de peças utilizadas: vigas e lajes alveolares
Técnico responsável da T&A: engenheiros Aquiles Gadelha Ponte, Emires Delgado Pereira
Projeto estrutural: MWH Brasil – engenheiro Rui Alves
Fornecedora das estruturas pré-fabricadas de concreto: T&A Pré-Fabricados
Obra executada de janeiro a maio de 2018
Duas passarelas construídas para compor o VLT de Fortaleza (CE) levaram vigas com 25 metros de comprimento, com peso de cerca de 60 toneladas
A obra consistiu na construção de uma ponte ferroviária, uma ponte rodoviária e dois viadutos. O volume total de concreto utilizado na estrutura chegou a 6521m3 e a metragem de estacas centrifugadas empregadas na fundação foi de 10.171,40 metros. A ponte rodoviária recebeu oito vigas de 36 metros cada uma. Já a ponte ferroviária recebeu 136 vigas. Foram usados 23 m³ de concreto em cada viga. Um dos destaques desse projeto foi a adaptação do concreto protendido passando de um sistema pós-tração para um sistema misto ou de pré-tensão.
A fabricação de superestruturas mostra a capacidade do segmento de pré-fabricado de concreto para atender diversas demandas do mercado. Nesta obra, por exemplo, as vigas do viaduto composto (pera) foram concebidas inicialmente para ter quase 70t. Devido ao grande peso, para viabilizar a execução em pré-fabricado, houve a necessidade de realizar três vigas em uma: duas vigas com apoio (cabeça) e uma apenas com o corpo. A solução foi obtida utilizando um projeto misto, produzindo vigas tripartidas, com: a região dos apoios (cabeças) armados, alma das vigas protendidas com pré-tração e todo o conjunto consolidado na obra por pós-tração.
Outra inovação foi o uso de estacas de concreto centrifugado. A tecnologia foi utilizada porque o mar da região é considerado bastante agressivo. Além disso, são muitas as vantagens que o processo de centrifugação oferece, como por exemplo, permite variar a espessura da parede do elemento vazado – poste, estaca, coluna ou viga – e beneficia projetos com necessidades estruturais ou de durabilidade muito específicas.
Viaduto sobre a BR-277 (PR)
Cliente: Cooperativa Agroindustrial Agrária
Tipo de peças utilizadas: vigas longarinas
Engenheiro responsável pelo acompanhamento da obra: Robson Sanagiotto
Fornecedora das estruturas pré-fabricadas de concreto: Rotesma
Data: abril de 2016
Estruturas para construção de um viaduto no Paraná levaram concreto de 50 MPa, concreto auto-adensável com rígido controle de qualidade e protensão controlada
No caso da construção de passarelas, a demanda é mais constante, uma vez que o pré-fabricado se encaixa muito bem em razão de que a construção e montagem da estrutura desse tipo de obra necessita ser a mais rápida possível para interferir o mínimo no tráfego da via. Recentemente, a Cassol Pré-fabricados produziu e montou as estruturas pré-fabricadas de uma passarela sobre a BR-101, no município de Garuva, em Santa Catarina. Nesse caso, além de fornecer as estruturas pré-fabricadas, a empresa também executou o estaqueamento, feito com peças metálicas, além da fundação da obra.
A principal dificuldade enfrentada pelos engenheiros e técnicos da Cassol foi a montagem da estrutura sobre o vão central da rodovia, pois as vigas que atravessam toda a estrada, medem 32 metros de comprimento, num peso total de 37,2 toneladas. “O transporte das vigas teve de ser feito durante a noite, com ajuda de batedores”, afirma a Cassol. Uma particularidade dessa obra é que, por se tratar de uma estrutura sem contraventamento, foi considerado a colocação de grandes pilares com ligação executada com grauteamento e solda. A obra exigiu também um maior travamento na execução do capeamento, com barras ligando a estrutura pré-fabricada.