Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 9 - dezembro de 2016

DE OLHO NO SETOR

Concrete Show: 10 anos com o apoio da construção industrializada de concreto

Edição comemorativa contou com a participação da Abcic, que promoveu o curso Uma abordagem completa da pré-fabricação em concreto: Da fábrica aos canteiros de obras

 


Abcic recebe amigos e integrantes da empresa associada Votorantim Cimentos durante a feira


Um dos participantes foi o coordenador da Cadeia Produtiva e Logística da Racional Engenharia, Mauro Martin, que elogiou o nível de informações e a oportunidade de networking gerados pelo curso. Ele contou que a construtora utiliza muito o pré-fabricado de concreto em suas obras, especialmente, em shopping centers e galpões logísticos. “Estamos sempre em busca da inovação e melhoria da cadeia produtiva, com foco em qualidade e desempenho, por meio de novos parceiros e do fortalecimento da relação com os parceiros que nós já trabalhamos. O objetivo final é elevar o patamar dessa tecnologia um nível acima”, disse. O uso constante do sistema, segundo Martin, é decorrente das inúmeras vantagens que ele apresenta, como por exemplo, a racionalização, a redução na geração de resíduos, uma montagem mais limpa e organizada, além do atendimento de prazo e da maior produtividade. 
O engenheiro de planejamento da Camargo Corrêa, Édipo Alves, esteve presente para aprimorar o conhecimento sobre o sistema e, assim, expandir e disseminar sua aplicação em outras obras. “Uma das funções em nossa área é buscar novas tecnologias. Recentemente, utilizamos o pré-moldado em uma de nossas obras e foi um sucesso”, explicou. “Esse curso foi importante para agregar novo conteúdo técnico, tirar muitas dúvidas e, como a empresa abre a possibilidade para que possamos nos aprimorar e desenvolver novas tecnologias em nossas obras, acredito que tudo que foi apresentado será bem útil em novos projetos”, avaliou.

 


Curso da Abcic recebeu profissionais de todo o país


A questão da busca por mais conhecimento, boas práticas e atualizações sobre o sistema construtivo também foi o que motivou a tecnóloga da qualidade da Hochtief, Silva da Costa Santos, a participar do curso da Abcic. “Nós já trabalhamos com o pré-moldado em várias obras e, além de haver um ganho importante no prazo da obra, há também o benefício de conseguir fazer um controle de qualidade muito bom nesta solução, mantendo, dessa maneira, a qualidade da obra”, contou. 
O curso abordou, entre outros assuntos, a introdução ao uso das estruturas pré-fabricadas de concreto, o seu desenvolvimento no Brasil e sua aplicação, a padronização e certificação, incluindo aspectos normativos relacionados às normas ABNT NBR9062 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado e ABNT NBR 14861 – Lajes alveolares protendidas de estruturas de concreto pré-fabricadas – Requisitos e procedimentos, contratação e prevenção de manifestações patológicas. 
A professora de materiais e construção civil Evilane Cássia de Farias, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, decidiu participar do curso por dois motivos. O primeiro por trabalhar com o controle tecnológico de uma indústria do setor, através de um dos cursos de inspeção oferecido pelo Instituto. E o segundo é o respeito que a Abcic tem em todo o país. “Queria conferir de perto o know how da entidade”, ressaltou. “Em nosso estado, o pré-fabricado de concreto está na construção de grandes shoppings centers e galpões, mas o carro-chefe é a distribuição de rede elétrica”, contou.  
O curso também contou com profissionais do exterior. O engenheiro Nicolas Peres veio de Assunção, no Paraguai, para conhecer o que está sendo feito pela indústria de pré-fabricados no Brasil. “Estamos montando uma fábrica para produção de lajes alveolares, com o objetivo de atender o mercado da construção, em especial as áreas de shopping center e supermercado, em nosso país, que vive um bom momento econômico, com previsão de crescimento da ordem de 3%”.
O curso contou com o apoio da Trejor. Segundo Luiz Carlos de Oliveira, diretor da empresa, as iniciativas de compartilhar experiência de profissionais de reconhecida competência e atuação no segmento, como é o caso dos cursos frequentemente promovidos pela entidade, são bem-vindas, pois estão em linha com o que a empresa acredita e com o que a Trejor também busca, que é o desenvolvimento pleno do mercado. “Por essa razão, a empresa, dentro das suas possibilidades, vai sempre apoiar essas ações da Abcic, principalmente quando se trata de um curso promovido numa feira da importância da Concrete Show, que sempre atrai, como tem atraído nos anos anteriores, profissionais que atuam no segmento do pré-fabricado e com os quais podemos compartilhar nossos sistemas, nossos lançamentos e também aprimorar o desenvolvimento de novos produtos”. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!