Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 32 - agosto de 2024

DE OLHO NO SETOR

Concrete Show 2024 destaca seminário sobre aplicação do pré-fabricado de concreto em edificações


Estande da Abcic no Concrete Show será ponto de encontro do ecossistema da pré-fabricação de concreto

Com um estande institucional para receber associados, fornecedores, clientes e convidados, Abcic mostra a importância da construção industrializada de concreto para o país e dissemina as ações realizadas pela entidade em prol da modernização da construção, por meio da industrialização.

Os sistemas industrializados podem contribuir para superar os atuais desafios na construção civil brasileira, incluindo a necessidade de ampliar a produtividade e de reduzir o impacto ambiental rumo à neutralidade de carbono, e do aumento de custos e da falta de mão de obra para realização de projetos no método convencional. Outro ponto importante está ligado à área habitacional, uma vez que a celeridade para a construção de edificações, a previsibilidade de custos e a durabilidade e qualidade dos empreendimentos são benefícios e características da pré-fabricação em concreto.

Para exemplificar essas vantagens competitivas, a Abcic promoverá no dia 7 de agosto, durante o Concrete Show South America 2024, o Seminário A Industrialização da Construção em Concreto: Soluções sustentáveis para as edificações, com o objetivo de apresentar uma abordagem do ponto de vista da arquitetura, do projeto estrutural, da construtora e da indústria sobre como a pré-fabricação de concreto pode contribuir para atender as demandas da população por edificações, aplicando tecnologia e inovação, ao mesmo tempo em que promovem uma redução das emissões de gases de efeito estufa e menores impactos ambientais. 

“Face aos desafios em relação a pauta ambiental, a industrialização da construção civil que é protagonista quando se trata de produtividade, passa a ganhar relevância no contexto da neutralidade de carbono, com as metas a serem atingidas em 2030 e 2050 em âmbito global”, explica a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic.

Dessa forma, Íria ressalta que o propósito do Seminário da Abcic é trazer temas que contribuam para o contínuo avanço e desenvolvimento da indústria de fundações, estruturas e fachadas pré-fabricadas, além de apresentar e debater soluções que adotam o sistema construtivo, promovendo a utilização do material concreto de forma mais inteligente e sustentável atendendo as demandas do Brasil.


Concrete Show 2024 terá mais de 400 marcas expondo os principais lançamentos e tendências do mercado

O Seminário terá início às 14h e será aberto pela presidente executiva da Abcic. Na sequência, Jayme Lago Mestieri, diretor da JLM Arquitetura, versará sobre o tema “A arquitetura, a industrialização da construção e a importância da pré-fabricação em concreto”. Augusto Pedreira de Freitas, diretor da Pedreira de Freitas Engenharia, ministra a segunda palestra sobre “A engenharia estrutural e as contribuições para a industrialização e a pré-fabricação em concreto”. Logo após, Roberto Clara, diretor da Lucio Engenharia, aborda o assunto “A construção industrializada e o uso da pré-fabricação em concreto na visão do contratante – Case da Lúcio Engenharia”, seguido por Felipe Cassol, CEO Cassol Pré-Fabricados e presidente do Conselho Estratégico da Abcic, que profere apresentação sobre “A visão do fornecedor de estruturas pré-fabricadas de concreto na interface com projetistas e construtora”. Ao final, Íria coordena o mesa redonda com os palestrantes.

“Será uma oportunidade ímpar para conhecer diversas aplicações do pré-fabricado de concreto em edificações, que retratam justamente sua importância e sua contribuição para elevar a produtividade no setor, implementando projetos com eficiência, qualidade, desempenho e segurança. Outro aspecto fundamental é a integração de todas as etapas de projeto e sua execução, além do menor impacto ambiental, atendimento de cronogramas mais ousados, velocidade da obra e previsibilidade financeira”, comenta Íria. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!