Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 29 - setembro de 2023

DE OLHO NO SETOR

Congresso de Pontes apresenta novas técnicas de engenharia estrutural

Durante o evento, foi anunciado que o próxima Congresso no Rio de Janeiro, em 2025, será realizado em parceria com o Simpósio Conceptual Design da Federação Internacional do Concreto (fib). Na ocasião, a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, terá assumido a presidência da entidade internacional

fib e CBPE 2025

O presidente da ABPE adiantou para a Revista Industrializar em Concreto que, em 2025, ano em que a engenheira Íria assumirá a presidência da Federação Internacional do Concreto (fib), o Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas será promovido em parceria com a entidade internacional. “Faremos uma dobradinha. Serão três dias de CBPE e dois dias e meio do International fib Symposium on Conceptual Design of Structures, celebrou (vide matéria na página 52).

Sobre a nomeação da Íria como vice-presidente da fib em 2023/2024 e futura presidente em 2025/2026, Hampshire ressaltou a competência e a capacidade da engenheira. “A Íria é uma pessoa formidável, com força de trabalho, participativa e capacidade de unir as pessoas. Será uma honra ter o Brasil, na figura dela, presidindo a fib”, destacou. Ele ainda mencionou o fato de Íria ter escolhido um de seus ex-alunos, o engenheiro Marcelo Melo para estar com ela no âmbito da nova geração, compondo a liderança do YMG (Young Member Group) da entidade. 

Em sua avaliação, a realização de eventos de conteúdo é importante para a formação dos engenheiros. “As viagens internacionais se tornaram, nos últimos anos, mais difíceis, do ponto de vista financeiro. Por isso, ao trazermos para nosso Congresso personalidades internacionais promovemos um intercâmbio, que é indispensável para que o Brasil não fique para trás em termos de conhecimento. As visitas técnicas em obras e fábricas e as conversas com colegas do Brasil e do exterior ajudam a manter a nossa engenharia de ponta, ponderou. A seu ver, a engenharia brasileira é reconhecida internacionalmente. 

De acordo com Hampshire, em eventos de conteúdo é possível conhecer novas tecnologias, novidades, que não podem ser substituídas por leituras. “O esforço de se realizar um Congresso é plenamente compensado, ao ver o retorno para os engenheiros do país e para a engenharia brasileira”, finalizou. 

Considerado o maior evento nacional na área de pontes e estruturas, o CBPE 2023 teve como tema “Novas Técnicas em Engenharia Estrutural” e contemplou áreas específicas de projeto, construção, recuperação, reforço e manutenção de pontes, estádios, edifícios, indústrias, portos, barragens, plataformas offshore, aerogeradores e fundações, e os seguintes temas de interesse: normalização, experimentação, análise e dimensionamento de estruturas de concreto armado e protendido, metálicas, de madeira, de alvenaria e materiais avançados.

Ricardo Werneck, do CBCA, Íria Doniak e Paulo Santos, da Abcic, e o professor Paulo Helene, presidente do IBRACON

O engenheiro Alio Kimura, sócio-diretor da TQS, mostrou a situação atual da normalização de estruturas no Brasil. “Para montar essa palestra, contatei diversos profissionais ligados às normas, que me ajudaram a compor esse material”, disse. Em sua apresentação, foi possível acompanhar as normas por grupos: ações e segurança; materiais (aço e concreto); projeto estrutural; pontes; execução e outros. “Para cada norma, classifiquei em um dos estados: atualizada, em revisão ou finalizando revisão”, acrescentou.

Especificamente na área da pré-fabricação de concreto, Kimura inclui no grupo “projeto estrutural, a ABNT NBR 9062 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado; a ABNT NBR 14861 – Lajes alveolares pré-moldadas de concreto – Requisitos e procedimentos; a ABNT NBR 16475 – Painéis de parede de concreto pré-moldado – Requisitos e Procedimentos; a ABNT NBR 16258 – Estacas pré-fabricadas de concreto – Requisitos. Ele comentou que a ABNT NBR 9062 e ABNT NBR 16475 têm a previsão de iniciar uma nova revisão ainda neste ano.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!