DE OLHO NO SETOR
Pré-fabricação de concreto foi destaque, com o lançamento da prática recomendada da ABNT NBR 9062 - Comentada e com Exemplos Numéricos e o Seminário coordenado pela ABCIC sobre o tema. Evento firmou compromissos para o futuro da construção
Durante o Seminário, Íria e Kasuga anunciaram que o engenheiro Marcelo Melo, um dos sócios da Casagrande Engenharia & Consultoria, será o “deputy chair” do Grupo Jovem da fib (Young Members Group - YMG). A indicação do engenheiro é uma prerrogativa da vice-presidência, com o objetivo de realizar um trabalho em conjunto durante o mandato.
Entre os objetivos do YMG estão: aprimorar a imagem da profissão no século XXI, desenvolver parcerias com universidades, organizar eventos específicos para os profissionais em início de carreira, e servir como referência e fonte de conhecimento para jovens estudantes.
CT-101 e Seminário de Sustentabilidade
O Congresso Jubileu de Ouro do Ibracon contou ainda com o Seminário de Sustentabilidade, que apontou os caminhos, meios e ferramentas para atingir as metas do Acordo de Paris e da COP 21. Foram sete palestras totalmente integradas com a discussão atual sobre a Sustentabilidade na Construção, ministrada por especialistas internacionais, como Michael Faber, presidente da GLOBE, que tratou da sustentabilidade no ambiente construído e Eric Trusiewicz, da Stanford University, mostrou as tecnologias emergentes para a descarbonização do cimento e concreto.
Os especialistas nacionais convidados foram o professor Vanderley John, da Universidade de São Paulo, que falou sobre os desafios brasileiros para a sustentabilidade; Gonzalo Visedo, da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), que ministrou palestra sobre a agenda de descarbonização da indústria do cimento brasileira, Ricardo Bento, da PUC Minas, versou sobre a avaliação do ciclo de vida das estruturas de concreto armado; Fernanda Belizario, do CBCS, apresentou o SIDAC – Sistema de Informação de Desempenho Ambiental da Construção.
O engenheiro Carlos Massucato, coordenador do Comitê Técnico de Sustentabilidade do Concreto (CT 101 do IBRACON), tratou do nióbio, como solução para um futuro sustentável na construção civil. “As palestras sobre as tecnologias emergentes para a descarbonização do cimento e concreto assim como o uso do nióbio apresentaram soluções inovadoras que já estão sendo adotadas no mercado nacional e internacional. Já a Agenda de Descarbonização da Indústria do Cimento Brasileira mostrou que a indústria de cimento brasileira é a mais ecoeficiente do planeta, que, a partir de uma matriz energética limpa e aliada ao conhecimento técnico-científico e importantes iniciativas da engenharia nacional, serão capazes de produzir o concreto mais sustentável do planeta”, ponderou.
Ao final do Seminário, Massucato proferiu a apresentação “Tendências: Para onde estamos caminhando?“, no qual falou sobre a proposta de criação do Conselho de Sustentabilidade “Pretendemos reunir todos os representantes da cadeia do concreto no Conselho de Sustentabilidade, que atuará, de forma técnica e autônoma, para levantar recursos e dados, fazer estudos, propor recomendações e elaborar projetos para a modelagem dos cenários”, propôs.