DE OLHO NO SETOR
Pré-fabricação de concreto foi destaque, com o lançamento da prática recomendada da ABNT NBR 9062 - Comentada e com Exemplos Numéricos e o Seminário coordenado pela ABCIC sobre o tema. Evento firmou compromissos para o futuro da construção
Diversos especialistas que participaram como autores e revisores da publicação palestraram no seminário de lançamento: Fernando Stucchi, Marcelo Ferreira, Carlos Melo, Matheus Fram Zóboli, Marcelo Cuadrado, Mounir El Debs, Luiz Livi
Sobre o CT-101, o coordenador contou para a Revista Industrializar em Concreto a história do Comitê, que foi criado em 1997 e era dedicado à sustentabilidade do concreto estrutural. À época foi denominado CT-206, posteriormente alterado para CT-MAB e atualmente o CT-101 Comitê Técnico de Sustentabilidade do Concreto. “Os trabalhos do CT começaram na disseminação de conhecimento, tecnologia e melhores práticas para a reciclagem e usos de resíduos de construção e demolição, face a implementação da Resolução do CONAMA 307. Esta resolução requeria a destinação adequada aos resíduos de seus processos industriais. Os seminários “Desenvolvimento Sustentável e Reciclagem na Construção Civil” trouxeram ao Brasil um importante legado de práticas realizadas na Europa e USA”, disse.
O Comitê Técnico, colaborou, decisivamente, para a elaboração de normas técnicas, como a ABNT NBR 15113:2004 Resíduos Sólidos da Construção Civil e Resíduos Inertes – Aterros: diretrizes para projeto, implantação e operação; ABNT NBR 15114:2004 Resíduos Sólidos da Construção Civil- Áreas de Reciclagem: diretrizes para projeto, implantação e operação; ABNT NBR 15115:2004 Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil – Execução de camadas de pavimentação: procedimentos; e ABNT NBR 15116:2004 Agregados Reciclados para uso em argamassa e concreto de cimento Portland: requisitos e métodos de ensaios.
Na avaliação de Massucato, a sustentabilidade sempre esteve incorporada entre os temas dos trabalhos técnico-científicos para as edições do Congresso Brasileiro do Concreto. “Em 2022, começamos a estruturar a retomada dos trabalhos do CT-101, pois o IBRACON é a entidade técnica aglutinadora de todos os segmentos da cadeia produtiva do concreto, e está em posição privilegiada para promover uma visão de sustentabilidade sistêmica e integradora de todas as etapas do processo construtivo”, explicou.
Em setembro o CT 101 Comitê Técnico IBRACON/ABECE/ABCIC de Sustentabilidade do Concreto retomou as suas atividades, com a missão de contribuir para a sustentabilidade do planeta através de ações voltadas para todas as etapas do processo construtivos envolvendo a concepção, projeto, materiais, construção, durabilidade, uso, reutilização e normalização. Com estas ações buscamos minimizar a utilização de recursos naturais, consumo de energia, de água potável e, principalmente, reduzir a emissão de gases de efeito estufa.