Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 27 - dezembro de 2022

DE OLHO NO SETOR

Congresso Jubileu de Ouro do Ibracon mostra a importância da sustentabilidade na área do concreto

Pré-fabricação de concreto foi destaque, com o lançamento da prática recomendada da ABNT NBR 9062 - Comentada e com Exemplos Numéricos e o Seminário coordenado pela ABCIC sobre o tema. Evento firmou compromissos para o futuro da construção

O CT é formado por profissionais que são referências no tema da sustentabilidade na construção. São profissionais da academia, indústria, laboratórios, projetistas, entre outros. A engenheira Íria Doniak secretaria o CT. Nesta primeira etapa, estão sendo estruturados grupos de trabalhos nos temas: “Materiais”, “Projetos”, “Normalização – Estratégia para a normalização da avaliação do desempenho ambiental da construção” e “Construção”.

O tema “Projeto” visa prover o setor com metodologias para avaliação do consumo de energia, de água e de insumos e para quantificação da emissão de gases de efeito estufa, sobretudo CO2, e de resíduos a partir de escolhas de tipologias de projeto e sistemas, e construir um banco de projetos em colaboração com outras Entidades.

Já “Materiais” objetiva aportar metodologias de produção e dosagem de concretos com foco na construção de um referencial de traço de concreto e as suas principais variáveis. O assunto “Construção” vai promover procedimentos construtivos de baixo consumo de energia, baixa emissão de gases estufa, baixa geração de resíduos e alta durabilidade. Por fim, “Normas” pretende colaborar com a ABNT, propondo novas normas e apoiando a atualização de normas relativas ao concreto e suas estruturas tendo em vista a sustentabilidade como elemento direcionador de parâmetros normativos.

“Estas iniciativas estão alinhadas com a Declaração IBRACON sobre a Sustentabilidade do Concreto, apresentada na cerimônia de abertura do Congresso Jubileu de Ouro do Ibracon, por meio da qual o Instituto alinha-se aos movimentos internacionais em defesa da responsabilidade do setor em atender às metas estabelecidas no Acordo de Paris”, destacou Massucato.

 Demais atividades


Íria Doniak e Akio Kasuga apresentam Marcelo Melo como deputy chair do fib Young Members Group

A programação do Congresso do Ibracon foi formada ainda por outros seminários que trataram de infraestrutura, saneamento, novas tecnologias, durabilidade, entre outros. Também foram apresentados 287 trabalhos realizados por pesquisadores de universidades e empresas brasileiras de todas as regiões do país. Foram realizados três cursos, cinco concursos estudantis e 49 premiações de profissionais que têm se destacado na engenharia do concreto e de estudantes de pós-graduação, mostrando a pujança do Instituto e do setor. A Feira Brasileira da Construção em Concreto – Feibracon reuniu 10 patrocinadores e 15 expositores.

Além disso, o IBRACON lançou ainda mais três publicações: “Estruturas de Concreto Armado – Volume 1”, em parceria com a Abece; “Concreto, Ciência e Tecnologia”, que contou com um capítulo redigido por Íria e pela professora Daniela Gutstein da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e “Estruturas de Concreto de Ultra Alto Desempenho (UHPC)”, desenvolvido pelo Comitê Técnico 303 IBRACON/ABECE - Uso de Materiais não convencionais para Estruturas de Concreto, Fibras e Concreto Reforçado com Fibras.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!