DE OLHO NO SETOR
Pré-fabricação de concreto foi destaque, com o lançamento da prática recomendada da ABNT NBR 9062 - Comentada e com Exemplos Numéricos e o Seminário coordenado pela ABCIC sobre o tema. Evento firmou compromissos para o futuro da construção
Segundo o engenheiro Marco Antonio Cárnio, coordenador do CT-303, a prática recomendada “Estruturas de Concreto de Ultra Alto Desempenho (UHPC)” tem o objetivo de abordar aspectos sobre o projeto de estruturas utilizando esse material, bem como aspectos sobre o controle da qualidade do UHPC. “A publicação é um primeiro passo no sentido de futuramente termos normas sobre o assunto”, explicou.
Para a elaboração da publicação, foram estudadas experiências internacionais referentes ao tema e coletadas informações de pesquisas brasileiras. “O uso do UHPC em estruturas tem avançado, especialmente no exterior, em muitas obras de arquitetura diferenciada, bem como em estruturas de pontes e viadutos. Do ponto de vista do setor de pré-fabricados também há avanços no exterior na produção de peças com menores seções e por consequência mais leves, o que impacta em transportes, manuseio e montagem”, destacou Cárnio, que contou que o assunto surgiu no Congresso do IBRACON em 2019, no âmbito do CT-303.
A prática recomendada “Estruturas de Concreto de Ultra Alto Desempenho (UHPC)” é dirigida para profissionais da área de projeto de estruturas, empresas de pré-moldados de concreto, acadêmicos e empresas de produção de insumos para o UHPC (cimenteiras, empresas de aditivos e empresas de fibras).