Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 25 - maio de 2022

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Construção modular acelera o cronograma das obras e reduz custos

Preparada para superar desafios técnicos, tecnológicos, arquitetônicos, logísticos, estruturais e de montagem, a construção industrializada de concreto no Brasil tem realizado projetos em diferentes áreas de negócios, agregando benefícios de ordem econômica, social e ambiental para construtoras, clientes e usuários dos múltiplos empreendimentos

Cada prisão conta com células modulares de concreto pré-moldado, concreto pré-moldado estrutural e unidades de alvenaria de concreto. Cada prisão é composta por 992 celas, 26 salas diurnas, 11 salas de controle, escritórios administrativos, uma central de energia e instalações recreativas.

 Os módulos pré-moldados de quatro células incluíam móveis, iluminação, componentes elétricos, encanamentos, acabamentos, janelas verticais e horizontais e aberturas, com um acabamento de forro de forma externa para fornecer uma fachada esteticamente atraente. Cada módulo de célula quádrupla tem nove metros de comprimento, seis metros de largura e 17,5 metros cúbicos de concreto. Cada instalação consistia em mais de 1.488 componentes modulares pré-moldados. Apesar do grande número de componentes, cada instalação exigiu apenas quatro meses para ser erguida.

Sistema Carrossel amplia produtividade

O sistema carrossel permite que processos passem a ser alocados na fábrica em fluxo contínuo, garantindo mais padronização, produtividade mais alta e menos chances de erros humanos. 

Para Martin Maass, da Progress Group, o sistema apresenta como benefícios a redução de custos diretos e indiretos e, em fábricas mais automatizadas, é possível alcançar uma produtividade de 100m² (10m³) de painéis por homem/dia. "Uma fábrica tipo sistema carrossel deve ter um retorno de investimento em menos de 03 anos, pois temos vários exemplos, tanto para fábricas menores quanto para fábricas completamente automatizadas”, diz. 

Em sua avaliação, o sistema carrossel seria uma solução perfeita para o Brasil para realizar mais obras com menos recursos em menos tempo. “Se funciona para outros países de renda mais baixa ainda, por que não para o Brasil?", indaga.

Já Wesley Gomes, da Vollert, analisa que os equipamentos e sistemas inovadores como a produção de elementos de concreto por um sistema carrossel acabam por aliar a demanda por processos mais otimizados e industriais na construção civil, com outros já historicamente consolidados: desde a redução de desperdício de materiais, passando pela otimização da própria mão-de-obra, até o melhor planejamento das obras, através das integrações no conceito BIM.

“Não obstante, o aumento da velocidade construtiva e a qualidade do produto final, com consequente redução da necessidade de acabamentos e retrabalhos, têm sido os pontos de maior impacto na adoção de sistemas industrializados para a construção, ao redor do mundo”, conclui Gomes.  

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!