INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Menor tempo de construção, conforto térmico e acústico, redução de desperdício, menor geração de resíduos, uso de aço fabricado com materiais reciclados e energia renovável, mais segurança na obra, maior desempenho e qualidade são os benefícios do método construtivo e-co, idealizado pela ArcelorMittal. A pré-fabricação em concreto se destacou por ter uma alta flexibilidade estrutural atendendo as demandas da arquitetura
A ArcelorMittal levou um modelo do método construtivo e-co para a Feicon, realizada de 10 a 14 de abril, que recebeu 102.500 visitantes e mais de mil marcas, e que ofereceu mais de 200 horas de conteúdo, com a realização simultânea do 96ª edição do ENIC – Encontro Nacional da Indústria da Construção, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que foi prestigiado por autoridades como Tarcísio de Freitas, Governador de São Paulo; Ricardo Nunes, Prefeito de São Paulo; Jader Filho, Ministro das Cidades; e Inês Magalhães, Vice-Presidente de Habitação da Caixa. Um dos painéis do evento tratou da industrialização, com a participação da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic (Vide Box na página 19).
Transporte dos módulos para a montagem da casa
Paulo; Ricardo Nunes, Prefeito de São Paulo; Jader Filho, Ministro das Cidades; e Inês Magalhães, Vice-Presidente de Habitação da Caixa. Um dos painéis do evento tratou da industrialização, com a participação da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic (Vide Box na página 19).
A casa de 92 m² construída no estande da empresa ressaltou que a solução construtiva é sustentável, eficiente e tecnológica. A casa E-co foi concebida pela arquitetura para ser edificada com oito módulos, formados pela união de painéis pré-fabricados de concreto unidos entre si e formando em síntese elementos 3D com formato em C. Parte das instalações elétricas e hidráulicas foram inseridas nos painéis na fabricação.
Para sua montagem, primeiramente foi produzido um elemento C como protótipo com o qual foi possível desenvolver elementos metálicos para as situações transitórias, garantindo sustentação, estabilidade e segurança em todas as etapas (aplicação das instalações e acabamentos, carga, transporte e montagem dos módulos). Com as instalações e acabamentos intensamente aplicados em cada módulo C pela Corbis, a casa foi completamente montada na fábrica da Leonardi. Posteriormente, os oito módulos C foram transportados e remontados na Feicon.
A pré-fabricação em concreto tem sinergia à iniciativa da ArcelorMittal pelos inúmeros benefícios proporcionados à construção de empreendimentos imobiliários e comerciais. Gennari destaca a flexibilidade de composição arquitetônica e a possibilidade da construção ter por base painéis 2D integrados no local da obra, assim como com módulos em 3D já compostos na fábrica. “Em qualquer das soluções pode-se incorporar antecipadamente na fábrica, instalações, componentes da construção como caixilhos, revestimentos, entre outros”, complementa. A seu ver, a construção off-site e os sistemas construtivos em pré-fabricados de concreto possuem o mesmo DNA, ou seja, para ambos, agrega-se a sistematização da construção, qualidade, economia de recursos naturais e financeiros, segurança, sustentabilidade, velocidade, possibilidade de escalar a solução, garantia de vida útil com mínima necessidade de manutenção e passivos construtivos.
Segundo Gennari, a iniciativa da ArcelorMittal merece destaque e é uma contribuição de elevado valor para toda a cadeia de negócios da construção civil e para a sociedade brasileira. “Por qualquer ângulo de visão, seja pela jornada de quem constrói, de quem incorpora, do usuário final e, em especial pela visão sistêmica que traz todos os conceitos modernos presentes e futuros do ambiente construído sendo contemplados os conceitos do meio ambiente, do social e de governança”, pondera.