Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 29 - setembro de 2023

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Construção modular em painéis pré-fabricados de concreto é solução inovadora para o mercado imobiliário brasileiro

Menor tempo de construção, conforto térmico e acústico, redução de desperdício, menor geração de resíduos, uso de aço fabricado com materiais reciclados e energia renovável, mais segurança na obra, maior desempenho e qualidade são os benefícios do método construtivo e-co, idealizado pela ArcelorMittal. A pré-fabricação em concreto se destacou por ter uma alta flexibilidade estrutural atendendo as demandas da arquitetura

O método construtivo e-co é uma iniciativa inovadora, ao abarcar todos os processos de construção, sendo mais do que um modelo construtivo. “A ArcelorMittal segue na vanguarda na criação de soluções completas, inovadoras e sustentáveis para a construção civil, tendo como premissa o desenvolvimento colaborativo, através de um ecossistema sólido e parceiros de referência no setor”, destaca Alessandra.

Etapas da montagem da casa, cuja parte das instalações elétricas e hidráulicas foram inseridas nos painéis na fabricação

As possibilidades de projetos para construção de empreendimentos residenciais ou empresariais são inúmeras, pois não há limitação de uma área mínima ou máxima para aplicação do método construtivo. Entre os benefícios estão: a construção em menos tempo, com entrega da obra até 75% mais rápida, conforto térmico e acústico, com isolamento de alto desempenho, redução em 30% do desperdício de matéria-prima no processo de construção, e o uso do vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb©, 100% produzido a partir de material metálico reciclado utilizando 100% de energia renovável. 

Os projetos viabilizados com o e-co são modernos e flexíveis, de acordo com a demanda, e possuem uma gestão centralizada de parceiros, facilitando o planejamento. Atualmente, a ArcelorMittal está trabalhando com alguns modelos específicos de residências, como projeto piloto, com o objetivo de garantir uma mínima padronização de arquiteturas para otimizar os processos. “Para o piloto que está sendo considerado, desenvolvemos projetos de, no máximo, dois pavimentos. Porém, com a tecnologia disponível hoje é possível ampliar o número de pavimentos”, detalha Alessandra, que esclarece que a empresa não venderá as casas e construções, mas, sim, disponibilizando uma solução construtiva para parceiros, clientes e mercado, que atende aos aspectos de sustentabilidade, eficiência e qualidade, com tecnologia e inovação.

O protótipo pode chegar até 2 pavimentos, atingir até 240m² e tem como públicos-alvo as classes média e média alta. O modelo de negócios mais interessante para a ArcelorMittal e o mercado ainda está em estudo. “Buscaremos potencializar as sinergias com parceiros estratégicos e usufruir da capilaridade da nossa rede de distribuição em todo o país. Certamente teremos construções de alto nível de qualidade e, para tal, teremos que definir processos escaláveis, selecionar e homologar parceiros estratégicos que entreguem valor para os clientes”, explica Alessandra.

Quando se trata de uma construção off-site, é preciso ter em consideração o uso de algum sistema construtivo industrializado. Neste caso, a ArcelorMittal definiu que o sistema construtivo estrutural está baseado em painéis pré-fabricados de concreto. Isso porque é um sistema que está há bastante tempo no mercado e, com isso, o setor desenvolveu ao longo desse tempo uma série de tecnologias construtivas, que tem contribuído com o desenvolvimento sustentável da construção no país. “Com o crescimento da construção off-site e industrializada no mercado, a ArcelorMittal começou a acompanhar as principais empresas e seus sistemas construtivos oferecidos. Os sistemas industrializados em concreto mostraram-se bastante competitivos e com uma alta flexibilidade estrutural de acordo com o que a arquitetura exigia”, avalia Alessandra. 

Para Carlos Gennari, diretor da Leonardi Construção Industrializada, empresa associada à Abcic que participa desse projeto, a pré-fabricação se tornou extremamente relevante, de certo ponto, até mesmo central. “Quando se pensa em construção off site que contemplaria desde soluções em 2D com os complementos da obra feito no canteiro, assim como soluções em 3D com os módulos já completos com instalações, acabamentos, caixilhos e assim por diante, não se pode minimizar a importância de todas as disciplinas, considerando já de partida o modelo de negócio, que será aberto a ecossistemas locais e que contempla todos os aspectos de um empreendimento que vai da construção, passa pela incorporação, sustentabilidade, e, centralmente na jornada do cliente”.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!