Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 29 - setembro de 2023

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Construção modular em painéis pré-fabricados de concreto é solução inovadora para o mercado imobiliário brasileiro

Menor tempo de construção, conforto térmico e acústico, redução de desperdício, menor geração de resíduos, uso de aço fabricado com materiais reciclados e energia renovável, mais segurança na obra, maior desempenho e qualidade são os benefícios do método construtivo e-co, idealizado pela ArcelorMittal. A pré-fabricação em concreto se destacou por ter uma alta flexibilidade estrutural atendendo as demandas da arquitetura

O sistema em painéis autoportantes pode ser constituído por painéis maciços e/ou painéis duplos, eliminando a necessidade de utilização de estruturas reticuladas formadas por pilares, vigas ou pórticos. “As lajes maciças, treliçadas ou alveolares se apoiam diretamente sobre as paredes internas e externas do edifício, feitas em painéis pré-fabricados de concreto, que por sua vez direcionam as cargas para os pavimentos inferiores até a fundação da edificação”, explica Ronaldo Franco, diretor da Sudeste. O sistema possibilita também o contravento do edifício, retirando a demanda por sistemas auxiliares para a sua estabilidade global.

Franco acrescenta que esse sistema é composto por 2 fases de concreto pré-fabricadas preenchidos internamente com concreto no canteiro, que serve como ligação entre os painéis e lajes, e após curado consolida os concretos pré-fabricados e no canteiro como um único painel que estruturalmente funciona como moldado no canteiro. 

A vantagens desse sistema são redução de prazo em mais de 50% comparado a uma construção convencional; controles de processo e materiais empregados, que garantem a qualidade do produto final e diminuem drasticamente as possíveis patologias na vida da edificação; e redução em mais de 90% do efetivo de mão de obra no canteiro, pois somente a montagem é feita em campo.

O sistema é viabilizado pela disposição da fábrica para o sistema carrossel, com produção 100% automática e gerenciada por software. Foram mais de 500 projetos viabilizados nas áreas industrial, comercial, residencial e logística, desde 2009, pela Sudeste. 

Também utilizando o sistema carrossel será construído o Ecoparque Bairros Integrados, em Cascavel (PR), cujo projeto teve início em 2022, com a construção da fábrica de pré-fabricados de concreto, equipada com tecnologia e equipamentos da alemã Vollert. Para Breno Guilherme Nones, coordenador técnico do empreendimento, uma inovação e diferencial dessa iniciativa é buscar a aplicação em grande escala de elementos pré-fabricados em edificações residenciais.

Início da montagem da casa, que possui oito módulos, formados pela união de painéis pré-fabricados de concreto unidos entre si e formando em síntese elementos 3D com formato em C. 

O sistema carrossel possibilita atingir alta precisão e qualidade de execução dos elementos pré-fabricados e grande variabilidade de soluções, seja no formato e no grau de complexibilidade dos elementos. Para a execução desse projeto, estão sendo desenvolvidos protótipos, ensaios de ligações e de desempenho, com o objetivo de comprovar o método e ampliar a documentação técnica nacional sobre o sistema construtivo. 

O empreendimento deve começar sua construção em 2024, e a partir de 2025, a ideia é que multiplicar a fábrica e os condomínios para o todo país, por meio de franquias, com a participação de construtoras e incorporadoras. “O sistema construtivo Ecoparque será um grande passo para a industrialização da construção civil no país, buscando revolucionar a forma de se construir moradias e diversificar as soluções oferecidas pela indústria de pré-fabricados”, destaca Nones.

Já a ArcelorMittal anunciou um projeto de construção off-site, com elevado nível de industrialização, reunindo diversos parceiros do ecossistema da construção. “Com o projeto e-co será possível conferir soluções em aço para construção industrializada de concreto pré-fabricado, além de perfis conformados a frio, a fim de garantir maiores vãos livres para a casa. Os perfis dobrados são peças conformadas a frio de fácil manuseio, que garantem precisão dimensional e um acabamento perfeito para estruturas leves, resistentes e funcionais”, explica Alessandra.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!