ABCIC EM AÇÃO
Abcic Networking XVII reuniu associados e convidados da academia, de entidades, de escritórios de projeto estrutural e arquitetônico
Em 2011, ao incorporar o conteúdo do Boletim 6 da fib, foi possível ter uma norma de requisito de projeto e procedimentos. “O acompanhamento contínuo sobre esse tema, permitiu sair de uma norma inicial de 5 páginas para um versão atualizada, em 2022, com 60 páginas, acrescentando informações importantes, como a situação de incêndio. Isso foi possível porque participamos ativamente de fóruns internacionais, com especialistas mundiais, além do trabalho realizado no Brasil, para desenvolvimento tecnológico desse setor”, celebrou.
Nesse contexto, o NETPRE alcançou a marca de mais de 300 lajes ensaiadas, incluindo aquelas usadas em obras icônicas, como Viracopos e Arena Corinthians. “Temos muitos estudos que possibilitaram o avanço da norma”, registrou Ferreira, que ponderou sobre uma situação de incêndio, que é sempre uma preocupação, mas que houve evolução. Ao longo dos debates, o engenheiro Carlos Melo, coordenador da comissão estudos da ABNT NBR 9062 - Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado, comunicou que em uma próxima atualização dessa norma será incorporada os procedimentos estabelecidos pela ABNT NBR 14861:2022 para lajes alveolares em situação de incêndio.
O NETPRE realizou diversos ensaios sobre mecanismo flexo-cortante em lajes mais baixas e em lajes mais altas, citando algumas dissertações de mestrado que fizeram ensaios para conferir a segurança dos elementos, como um trabalho em que houve o fatiamento da laje, a retirada da aderência da cordoalha para ensaiar o concreto simples, a fim de entender o momento da fissuração, sendo colocada novamente a cordoalha para ver sua contribuição. Em uma tese de doutorado, chegou a um resultado interessante sobre a tração diagonal alcançada pela laje. “Ao invés dela cair, ficou pendurada”, afirmou.
O professor da UFSCar, coordenador do NETPRÉ, reforçou que sempre que existir uma nova demanda, há a necessidade de realização de novos estudos. Nesse sentido, a alta sobrecarga permanente em datacenters e as cargas concentradas em pontes e viadutos são duas áreas que estão requerendo pesquisas e ensaios. Por fim, ele tratou de pesquisas com armaduras não metálicas, conduzidas pela professora Gláucia Dalfré, da UFSCar, e de outras linhas de pesquisa. Ao total, o Núcleo já desenvolveu 31 dissertações de mestrado e oito teses de doutorado, desde 2004.
Para a professora Fabíola Beltrame, professora titular da disciplina Indústria da Construção Civil: Estruturas Moduladas e Pré-Fabricadas, do curso de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), desenvolvida em conjunto e com o apoio da Abcic, o Abcic Networking é uma iniciativa perfeita, por proporcionar um momento para se atualizar sobre o cenário, as tendências e as inovações de mercado, e para reencontrar profissionais e amigos do setor.