Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 7 - abril de 2016

ARTIGO TÉCNICO

Desenvolvimentos na pré-fabricação do concreto. Lições do passado e avanços para o futuro


Fig. 11.  Centro de distribuição de concreto protendido. Visão interna 

 


Fig. 12. Centro de distribuição de concreto protendido. Visão aérea.


Os elementos protendidos são produtos feitos nas fábricas. A única maneira de industrializar a atividade da construção é transferir o trabalho realizado em canteiros de obras temporários para instalações modernas e permanentes. A produção nas fábricas implica em processos de fabricação racionais e eficientes, operários especializados sistematização de tarefas repetitivas, e custos mais baixos de mão-de-obra por m² como resultado da produção automatizada. Os produtos de fábrica são baseados em processos e em princípios de fabricação enxuta. A automação está gradativamente sendo implantada em fábricas e já existe em áreas como na preparação de aço reforçado, na montagem de caixarias, na preparação do concreto e no acabamento da superfície de concreto arquitetônico. E com certeza surgirão outros estágios nesse processo. 


Fig. 13.  Centro comercial de concreto protendido.

 


Fig. 14. Painéis de concreto protendido para um centro comercial


À medida que a pré-fabricação potencializa o uso de materiais, seu potencial de economia é muito maior que a construção com a preparação in-situ. O desempenho e a durabilidade estrutural também são aumentados através do projeto, de equipamentos modernos de fabricação e por procedimentos de trabalho cuidadosamente planejados. 
A protensão é comumente usada na pré-fabricação. A técnica não só oferece todas as vantagens do concreto protendido, do ponto de vista da construção, como também reduz os custos de fabricação, por causa dos custos mais baixos com mão-de-obra e pela ausência de dispositivos dispendiosos de ancoragem que são necessários para sistemas de tensionamento posterior. 
É necessária liberdade arquitetônica para criar novos projetos de edifícios. O projeto arquitetônico não está mais sujeito aos elementos inflexíveis do concreto de ontem, e quase todas as construções podem ser adaptadas às exigências do construtor ou do arquiteto. A graça e a variedade da arquitetura não precisam colidir com a maior eficiência. Já estão longe os dias quando industrialização significava grandes números de unidades idênticas. Pelo contrário, a produção eficiente pode ser combinada com mão-de-obra especializada, permitindo projetos arquitetônicos modernos sem qualquer custo extra. Na sociedade de hoje, a aparência e os acabamentos dos edifícios podem determinar, grandemente, os procedimentos da construção. Os elementos de concreto protendido acomodam uma grande variedade de acabamentos, que variam desde superfícies cuidadosamente moldadas até concreto arquitetônico de alta qualidade. O uso de vigas e colunas com formatos especiais e acabamentos de alta qualidade permite aos arquitetos uma considerável liberdade de criação e uma ampla extensão de expressão. 
O uso de construções flexíveis pode ser outro aspecto importante no projeto. Certos tipos de edifícios, em particular os edifícios de escritórios, frequentemente precisam ser adaptados para as necessidades dos usuários. A solução mais adequada nesses casos é o projeto de plano aberto.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!