ARTIGO TÉCNICO
Fig. 15. Habitação de baixa elevação de concreto protendido
Fig. 16. Edifício de concreto protendido para escritórios
Fig. 17. Edifício alto de concreto protendido para escritórios
O concreto protendido oferece um escopo considerável de melhoramento da eficiência estrutural. Vãos livres mais longos e menores profundidades de construção podem ser obtidos pelo uso de concreto protendido para vigas e pisos. O principal benefício para as estruturas de construção está na melhor eficiência estrutural, porque componentes mais delgados potencializam o uso de materiais. A maior vantagem comparativa é obtida com os membros verticais, especialmente as colunas que suportam peso, cuja capacidade de sustentação aumenta em 100 a 150 % quando a resistência do concreto é aumentada de 30 a 90 N/mm².
Fig. 18. Edifício alto de concreto protendido com projeto especial
Fig. 19. Edifício alto de um hotel com concreto protendido com projeto especial
A estrutura de hoje é responsável por apenas uma pequena porção da construção total dos edifícios e dos custos de manutenção. Os serviços de Máquinas e Equipamentos podem ser integrados ao sistema da construção. Outra vantagem importante é que as estruturas de concreto protendido podem ser projetadas segundo as necessidades específicas do edifício. A pré-fabricação também oferece certas vantagens com respeito aos serviços de Máquinas e Equipamentos. A massa térmica do concreto tem sido usada eficientemente para armazenar a energia térmica em pisos de núcleos vazios, por exemplo, resultando em economias substanciais nos custos com aquecimento. Mesmo nos dias de hoje, a maioria das atividades de construção continua a colocar um fardo pesado no ambiente, em termos de demanda de energia, uso de reservas, poluição, ruído e produção de resíduos.
O concreto protendido está vinculado às técnicas mais avançadas na construção e também aos usos e processos mais sustentáveis. O futuro na construção está intimamente vinculado à industrialização e à pré-fabricação.
A pré-fabricação em concreto passou por diversos estágios em sua evolução, na qual a introdução de e novas tecnologias, técnicas e materiais foi preponderante para o seu desenvolvimento. Podemos afirmar com segurança que em muitos países não somente na Europa e Estados Unidos pioneiros neste desenvolvimento a pré-fabricação se desenvolveu, políticas importantes pró-industrialização vem sendo considerados em países em desenvolvimento como Índia, Rússia e China. O grupo, chamado C6, Comissão de pré-fabricados da fib (federação internacional do concreto) tem se dedicado a estudar e aprofundar cada vez mais conceitos em diversos temas como lajes alveolares, ligações, sustentabilidade, pontes ente outros e mais recentemente o lançamento do Handbook, um importante referencial para projeto em estruturas pré-fabricadas de concreto. Experts do mundo todo se concentram em difundir a tecnologia em seu estado da arte. É consenso intercontinental de que a industrialização é a única forma de aportar mais produtividade e assegurar o desenvolvimento sustentável da construção civil.