Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 31 - abril de 2024

GIRO RÁPIDO

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Íria Doniak é convidada para participar do Fórum Industrial da Mulher Empresária da CNI

Nesse quesito, a CNI divulgou a pesquisa Mulheres na Indústria, que apontou que 6 em cada 10 empresas do setor contam com programas ou políticas de promoção de igualdade de gênero, que foram motivadas pela percepção de que é preciso alcançar maior igualdade entre gêneros. Os instrumentos mais usados pelas empresas, segundo o levantamento, são política de paridade salarial (77%), política que proíbe discriminação em função de gênero (70%), programas de qualificação de mulheres (56%) e de liderança para estimular a ocupação de cargos de chefia por mulheres (42%), e licença maternidade ampliada por iniciativa da empresa para seis meses (38%).

Inaugurada fábrica, com sistema carrossel, para fabricação de edifícios completos

Foi inaugurada em Cascavel (PR) a primeira unidade industrial, moderna e automatizada, com sistema carrossel para a fabricação de edifícios completos, com o uso do pré-fabricado de concreto. A Abcic esteve presente na inauguração por meio da participação de Felipe Cassol e João Carlos Leonardi, presidente e vice-presidente do Conselho Estratégico da Abcic, respectivamente.

Felipe Cassol e João Carlos Leonardi, presidente e vice-presidente do Conselho Estratégico da Abcic, respectivamente, representaram o setor na solenidade

Autoridades e convidados prestigiaram a inauguração do Ecoparque, em Cascavel

Pertencente à Ecoparque, a fábrica pode produzir, em seis meses, até 20 prédios com 120 apartamentos cada, o que equivale a 2,4 mil unidades habitacionais. O complexo industrial conta com 180 mil m², e recebeu investimento de R$ 200 milhões. A tecnologia e os equipamentos aplicados na fábrica foram fornecidos pela Vollert, associada da Abcic. O foco principal da Ecoparque é a implantação de bairros integrados e sustentáveis, com uma estrutura completa de serviços públicos como em uma cidade.

“Muito mais que a construção de prédios, é um projeto educacional e de aumento de renda”, salientou Francisco Simeão, idealizador do empreendimento e sócio da Ecoparque. "O empreendimento terá mais de 50% de área verde, jardins exuberantes, energia solar, reuso da água, escolas em tempo integral e toda uma estrutura para as famílias, com foco também nas mulheres. Além disso, por serem construídos em escala, os apartamentos devem custar a metade do preço de unidades com um padrão semelhante".

Para o governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior, o projeto é um marco histórico na construção civil do Paraná, porque essa fábrica representa uma grande inovação na área. "A ideia não é apenas construir apartamentos, mas bairros planejados com toda uma preocupação social e ambiental, o que inclui a parte educacional, a educação na primeira infância e também todo atendimento e prestação de serviço público disponíveis para quem vai morar nesse local", disse durante a solenidade de inauguração.

Fábrica, equipada com sistema carrossel e tecnologia da Vollert, pode produzir, em seis meses, até 20 prédios com 120 apartamentos

Neste primeiro ano de funcionamento da fábrica, o foco será no treinamento dos funcionários e refinamento do produto, por isso a unidade deve operar com cerca de 10% de sua capacidade. Ainda assim, a previsão é entregar, até dezembro de 2024, três prédios com 360 apartamentos no total.

Em 2025, o empreendimento passará a operar com 50% de sua capacidade, podendo entregar aproximadamente 2 mil apartamentos em um ano. A previsão é que ela esteja em pleno funcionamento a partir de 2026, quando poderá construir cerca de 4 mil apartamentos por ano.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!