GIRO RÁPIDO
Íria Doniak é convidada para participar do Fórum Industrial da Mulher Empresária da CNI
Os apartamentos poderão ser financiados pela Caixa Econômica Federal, sendo que 70% deles podem ser enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida. Caso seja de interesse do comprador, as moradias podem ser entregues mobiliadas, com cozinha completa com móveis e eletrodomésticos, lavanderia, banheiros e quartos montados.
AsBEA-SP lança série de filmes “Arquitetura Paulista”
A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo (AsBEA-SP) lançou no dia 22 de fevereiro a série de filmes “Arquitetura Paulista”, que consiste em cinco curtas-metragens que homenageiam a história e a contribuição de escritórios paulistas que cresceram ao longo dos 50 anos da associação. A série foi produzida pela labdesign.tv e dirigida pelo cineasta Jean Bergerot.
Paulo Santos com o presidente da AsBEA, Gustavo Garrido (terceiro da esquerda para a direita),
e arquitetos convidados do evento
Na pré-estreia, os convidados puderam acompanhar a exibição de quatro filmes sobre os escritórios paulistas: Aflalo/Gasperini Arquitetos, Dal Pian Arquitetos, FGMF e Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados. O primeiro filme da série homenageia a carreira do arquiteto Alberto Botti, que juntamente com Marc Rubin fundaram a Botti Rubin Arquitetos.
Paulo Santos, Arquiteto Coordenador de Projetos Especiais da Abcic, representou a entidade na ocasião, destacando que a série de filmes apresenta as concepções e as ideias do arquitetos na hora de projetar as obras. “Os curtas mergulham no pensamento, senso crítico, estética e preocupações dos arquitetos antes de projetar”, explicou. A seu ver, essa iniciativa valoriza a profissão e os profissionais, que são fundamentais para a construção do ambiente urbano.
Ponte Rio-Niterói completou 50 anos
A Ponte Rio-Niterói completou 50 anos em 4 de março de 2024. Para homenagear este marco, a Ecoponte, administradora da grande construção sobre a baía de Guanabara, concessionária do Grupo EcoRodovias, e a Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE) promoveram uma celebração no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, no dia 5 de abril, com a participação de convidados, incluindo a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic.
"Celebrar os 50 anos da Ponte Rio-Niterói foi muito relevante. Ressalto o excelente nível técnico das palestras apresentadas por engenheiros que participaram de sua construção. Em especial, dentre distintos métodos construtivos adotados, destaco o uso de estruturas de concreto produzidas em uma fábrica montada especialmente para atender a obra e também o uso de estruturas metálicas, demonstrando que a industrialização há décadas vem cumprindo um importante papel em nosso país", disse Íria.
Transitam pela Ponte Rio-Niterói, maior da América Latina e a 23° maior do mundo, diariamente cerca de 150 mil veículos e uma média de 400 mil pessoas.
A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, participa da solenidade em comemoração aos 50 anos da Ponte Rio-Niterói
Sua construção durou cinco anos e, empregou mais de dez mil operários liderados por cerca de 200 engenheiros. Considerada um dos mais importantes marcos da engenharia brasileira, possui o maior vão em viga reta contínua do mundo, com 300 metros de comprimento e 72 metros de altura, além de possuir um total de 1.152 vigas ao longo de sua estrutura.
A via também possui a mais importante estrutura protendida das Américas, com mais de 2.150 quilômetros de cabos no seu interior. Por conta de seu comprimento, largura e a altura dos pilares e das fundações submersas cravadas em rocha, no fundo da baía, a Rio-Niterói é uma das maiores pontes do mundo em área construída.