GIRO RÁPIDO
Íria Doniak é convidada para participar do Fórum Industrial da Mulher Empresária da CNI
A decisão de construir a ligação entre as duas cidades foi em 1966. O projeto foi viabilizado economicamente por meio de financiamento inglês e, em 1968, a rainha Elizabeth II esteve no Brasil e visitou o início das obras onde deixou o marco: a pedra fundamental. O presidente Emilio Garrastazu Médici, João Figueiredo e o Ministro dos Transportes, Mario Andreazza, fizeram a travessia inaugural da via, concretizando uma das maiores obras já vistas até o momento.
Muitas melhorias já foram feitas desde a inauguração para proporcionar ainda mais conforto e segurança ao usuário. Em 2000, o asfalto na região do Vão Central foi substituído por um piso de concreto de altíssima resistência, ao mesmo tempo em que a superestrutura metálica era reforçada internamente.
Em 2004, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia – COPPE UFRJ, desenvolveu um projeto inédito para a rodovia. Os Atenuadores Dinâmicos Sincronizados - ADS, que consiste em um conjunto de massa e mola de 32 peças e pesos de grandes proporções que funciona como um amortecedor para a estrutura do vão central. Em eventos com fortes ventos, a Ponte oscilava cerca de 1,20 m no sentido vertical, 60 cm para cima e 60 cm para baixo, e após a instalação do equipamento ela oscila apenas 10 cm, 5 cm para cima e 5 cm para baixo, ou seja, uma redução de 90%, trazendo mais conforto e segurança ao usuário.
Inscrições abertas para o XV Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas
As inscrições para o CBPE 2024 – XV Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio de 2024, em São Paulo (SP), já estão abertas. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) e pela Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE) e tem o objetivo de divulgar as recentes conquistasse e as novas técnicas empregadas em grandes estruturas (como pontes e viadutos) e trazer este segmento da engenharia estrutural para a discussão.
Entre os palestrantes convidados, destaque para as presenças internacionais de especialistas do Equador, Chile, Colômbia e Portugal, que abordarão temas como ferramentas de avaliação para pontes de concreto existentes, monitoramento de pontes (aplicação SHMS), modelagem em otimização de pontes estaiadas e substituição do sistema de tirantes da Ponte Edgar Cardoso, em Figueira da Foz (Portugal).
O XV Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas é aberto a todos os profissionais, estudantes e pesquisadores que queiram discutir, inovar e se atualizar na área de engenharia de estruturas.
Mais informações:
https://cbpe2024.abece.com.br/
IBRACON realizará o 65º Congresso Brasileiro do Concreto em Maceió
O Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) promoverá o 65ª Congresso Brasileiro do Concreto, entre os dias 22 a 25 de outubro, no Centro de Convenções de Maceió. O evento vai trazer as inovações tecnológicas, os métodos construtivos, os sistemas de proteção contra incêndio, a pré-fabricação, a inspeção, diagnóstico, recuperação, reforço e proteção de estruturas de concreto e mistas, dentre outros temas.
O Congresso tem promovido concursos técnicos que engajam centenas de estudantes dos cursos de engenharia civil, arquitetura e tecnologia, em competições saudáveis e enriquecedoras, e tem se destacado pela participação de renomados pesquisadores e profissionais de instituições de nível internacional. Além dessas conferências, o evento divulga centenas de pesquisas científicas e tecnológicas sobre o concreto realizadas nas universidades e empresas brasileiras.
Em 2023, o Congresso Brasileiro do Concreto tratou do tema “Sustentabilidade do Concreto em Defesa do Planeta”, e reuniu 1273 participantes.