Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 34 - abril de 2025

DE OLHO NO SETOR

Engenheiras são destaque em outras áreas da construção

Íria Doniak (Abcic) e Laura Marcellini, diretora técnica da Abramat com Vera Fernandes Hachich (no centro)


Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina, Maria Angélica iniciou sua carreira como estagiária em medição de produtividade em obra na primeira metade dos anos 1980. Ao concluir o curso, devido à crise econômica da época, mudou-se para Porto Alegre e fez seu mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Era um curso diferenciado porque nasceu de um projeto da universidade para a construção de escolas com tecnologia de construção modular”, conta. 

Foi docente do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciando, com alguns colegas, um grupo de pesquisa para montar o curso de pós-graduação em Engenharia Civil. Foi coordenadora do primeiro evento acadêmico tratando de desempenho de edificações, em 1988. Em uma oportunidade, foi para o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), trabalhar na então Divisão de Edificações, atual Unidade de Habitação e Edificações. 

Posteriormente, em 1990, se tornou sócia fundadora do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), trabalhando na criação pioneira de sistemas de gestão da qualidade no setor da construção e com sistemas construtivos inovadores. Seu doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo foi sobre um tema relacionado à desempenho, Em 1998, fundou a NGI Consultoria, se dedicando à consultoria, treinamento, ações setoriais na área da qualidade, desempenho e tecnologia de edificações. 

No caso da engenheira civil Vera Fernandes Hachich, sócia diretora da TESIS – Tecnologia e Qualidade de Sistemas em Engenharia Ltda, veio de uma geração com um número maior de mulheres na engenharia. Mas, ela ressalta que, mesmo assim, ainda há espaço para crescer, pois menos que 20% das equipes são constituídas por mulheres. 

Luciana Oliveira e Íria Doniak  no estande da Abcic no Modern Construction Show


“Nós, mulheres que atuamos na engenharia civil, tendemos a fortalecer os laços entre as profissionais da área, valorizar as qualidades femininas na atuação profissional e quem sabe, inspirar outras mulheres a seguir a profissão”, afirma Vera, que relembra que entre os desafios mais relevantes de sua carreira foram conciliar a vida acadêmica à profissional e pessoal. “Tive dois filhos maravilhosos enquanto estava fazendo o mestrado e o doutorado, trabalhando em período integral”, enfatiza. 

Atuando na área de avaliação da conformidade de produtos normalizados e nas inovações tecnológicas, Vera avalia que a normalização, metrologia e ensaios são ferramentas necessárias para garantir o desempenho e durabilidade das soluções de engenharia. “Os setores estão organizados em Programas Setoriais da Qualidade e atuam intensamente em tais ferramentas. Vejo que esse esforço deve ser continuado e ampliado perenemente, inclusive neste ano”, pondera. 

Ao longo de sua carreira, ela tem se pautado pelo equilíbrio na condução de discussões relevantes, tanto do ponto de vista normativo, procurando enxergar pontos de vista do usuário, da indústria e da construção, quanto nas avaliações de produtos e inovação tecnológica, na promoção de novas abordagens para olhar as questões envolvidas na implantação das soluções nas edificações. 

 Sobre a pré-fabricação de concreto, Vera analisa que transformar o ato de construir em ato de montagem é uma demanda de sustentabilidade e qualidade na construção. “A pré-fabricação em concreto permite que se possa atingir essa demanda, com a redução de resíduos e perdas em canteiro, aumentando a produtividade e a qualidade da edificação ou obra de arte na construção civil”, diz.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!